segunda-feira, 21 de novembro de 2011

“Notas” musicais a mais

Entre despesas directas e indirectas, a Câmara deverá gastar anualmente cerca de € 80.000 (talvez até mais) a apoiar o ensino da música.

Este apoio é atribuído basicamente a 3 entidades: Associação Cultural da Beira Interior, Firmação – Conservatório de Música de Mação e Banda Filarmónica de Mação.

Por muita importância que a música tenha (e têm-na de facto), entendemos que o valor em questão é exagerado.

Daí que, salvaguardando o apoio à Banda Filarmónica, uma Associação que representa muito para o Concelho, o Executivo Camarário deveria rever os restantes apoios.

No caso da Firmação, a Câmara comparticipa, no mínimo em 50%, a mensalidade de qualquer aluno que resida no Concelho (o que acontece com todos). E suporta ainda integralmente os custos com as deslocações dos professores.

Em média, cada aluno que frequenta a Firmação custa à Câmara de Mação 83 euros por mês. E só estamos a falar de custos directos. É muito!

Os alunos que pertencem à Banda Filarmónica beneficiam de um desconto mais elevado. Mas esses merecem-no, porque dão ao Concelho uma coisa importante em troca: contribuem para que a “velhinha” SFUM se mantenha viva. E, por este (importante) facto, eles deveriam beneficiar de um desconto ainda maior.


Estas sugestões já foram feitas ao Executivo Camarário pelos Vereadores do PS. Mas os ouvidos dos seus membros são mais sensíveis às notas musicais do que à sua voz.

Por outro lado, poderá questionar-se: se a Câmara comparticipa o ensino da música, porque não o faz, por exemplo, em relação ao ensino do espanhol, uma língua cada vez mais importante para os jovens portugueses? Ou com o aprofundamento do ensino do inglês, também ele de grande importância?


A nossa Proposta

1) Redução da verba global que a Câmara afecta anualmente ao ensino da música;

2) Aumento da comparticipação aos alunos que pertençam à Banda Filarmónica;

3) Redução da comparticipação a um valor simbólico para os restantes alunos.

13 comentários:

Anónimo disse...

O pessoal nas Matas está à espera que lhe arranjem as ruas há uma porrada de anos. Segundo dizem não têm dinheiro. Não admira porque é gasto a aprender pífaro. Isso é que é importante, o pessoal das aldeias que se lixe.

Anónimo disse...

Uma pergunta a estes sr vareadores do ps!!Sabem quantas crianças estão do nosso concelho na FIRMAÇÃO!! Alguma vez se dignaram a irem a uma audição que a FIRMAÇÃO faz regularmente com as crianças!! e olhem que realmente no nosso concelho temos muitos e bons valores!!Quanto a associação da beira interior até não discordo, mas quanto á FIRMAÇÃO venham mais a MAÇÃO que voces tanto defende, mas so vos vejo mesmo em altura de eleições, cortar numa instituição que está a formar e bem as crianças do nosso concelho!!!

Mação 2013 disse...

Boa Noite,

De acordo com informação prestada pelo Executivo Camarário, presentemente frequentam a Firmação:
- 11 alunos no curso de iniciação;
- 11 alunos no curso supletivo;
- 1 aluno no curso livre.

Blog Mação 2013

Anónimo disse...

Falas assim porque não tens buracos na rua. Só te preocupas é com a vila, o resto do concelho para ti é paisagem. Criticas que os vereadores do ps só aparecem nas eleições mas tenho visto o Neto várias vezes nas Matas. Mas tu do concelho só deves conhecer a vila. Porque se visses a situação de algumas aldeias estavas calado. Quem tem a barriga cheia esquece sempre de quem tem fome.

Anónimo disse...

Desculpa Nuno, mas não concordo contigo, o dinheiro está bem empregue, no caso da Firmação o trabalho tem sido muito positivo, os professores são empenhados e os alunos têem alcançando bons resultados, não sei se sabes os cursos de músicas são dos mais caros bem como os de medicina.
E os alunos da Firmação não são só do concelho!!!

Anónimo disse...

Não só as ruas das matas precisam de arranjos mas também muitas ruas doutras aldeias e estradas do concelho.
O dinheiro é preciso para a ADM, música e museu ....
Isto é uma vergonha

Mação 2013 disse...

Boa Tarde,

No sentido de esclarecer alguns mal entendidos e de tentar evitar interpretações menos correctas do que foi escrito, aqui se deixam 5 comentários:

1) No post nunca se coloca em causa o ensino da música na Firmação, que sabemos ser de boa qualidade.

2) Refere-se que deve haver uma redução da verba que a Câmara afecta ao ensino da música, mas tal não significa que essa redução se faça através da Firmação.

3) Por uma questão de princípio defende-se que os alunos que integram a Banda Filarmónica sejam mais apoiados, por via da redução do apoio aos que não a integram.

4) Tudo é importante, nomeadamente quando estão em causa os nossos jovens. Contudo, nos tempos que correm, não se vê que para o seu futuro o ensimo da música seja mais relevantes que o ensino do inglês ou do espanhol (só para falr dos exemplos referidos no post).

5)Na informação prestada por escrito e verbalmente o Executivo Camarário não referiu a existência de alunos de fora do Concelho.

Blog Mação 2013

Anónimo disse...

Caro Neto, o meu partido é o BENFICA, mas estas enganado quanto as crianças da FIRMAÇÃO!!Só uma turma do articulado, tem 24 ALUNOS!!!E se assistires a uma audição destes talentos, com muito trabalho dos professores talvez mudes de ideias!!As crianças que falas antes são as que teem apoio da nossa camara e bem!!Mas assiste a uma audição das crianças,e depois se comentares eu serei o primeiro a elogiar o teu comentário!!!Não retirem este prazer as crianças!!

Anónimo disse...

"Em média, cada aluno que frequenta a Firmação custa à Câmara de Mação 83 euros por mês. E só estamos a falar de custos directos. É muito!"

não sei que entendem por isto, mas quando chega o momento de decidir, estes vereadores do PS tremem :

"2) Refere-se que deve haver uma redução da verba que a Câmara afecta ao ensino da música, mas tal não significa que essa redução se faça através da Firmação."

Anónimo disse...

Estas 3 associações são sem duvida uma mais-valia para mação (nossa crianças nem que seja 2) se as crianças das matas não usufruem é porque os pais não querem. Quantos aos buracos das matas peção ao Sr. Joaquim Mourão (Presidente da . C.M C.Branco) que os tapem que é lá que vos vejo a gastar os euros que a C.M.M vos dá para darem aos albicastrense

Anónimo disse...

Como Maçaense considero o projecto FIRMAÇÃO, dos mais importantes que alguma vez foi criado neste concelho como contributo para a educação dos nossos filhos, se existe necessidade de fazer cortes façam no protocolo com a Associação da beira interior, MAÇÃO DEVE TER ORGULHO EM TER UMA BANDA FILARMÓNICA E UM CONSERVATÓRIO DE MÚSICA.

Anónimo disse...

A critica/opinião do PS Mação relativamente ao ensino da música noemadamente ao conservatório de música - FIRMAÇÃO, só revela ignorância, no que concerne a educação global que deve ser propiciada a uma criança, a aprendizagem da Música não deve ser vista como uma disciplina de aprendizagem isolada como o inglês ou o espanhol, a aprendizagem da música deve ser vista nos mais pequeninos como uma disciplina transversal facilitadora e potencializadora de outras aprendizagens como a matemática. quem o diz são os mais reconhecidos pedagogos no mundo.
O que a autarquia está a fazer e muito bem é propiciar essa possibilidade que se constitui como uma vantagem na apreendizagem a todos os municipes por igual, o que os senhores pretendem fazer é que só quem têm dinheiro ou + possibilidades pode ter um filho pianista etc...é lamentável esta possição do PS Mação.

Sara Patrão disse...

Concordo a 100% que a Câmara apoie estas e outras iniciativas para os miúdos que no interior nunca têm nada...o problema da água é bem mais importante...