terça-feira, 8 de novembro de 2011

E nós aqui tão perto…

A empresa portuguesa Outsystems está nas “bocas do mundo” porque celebrou recentemente com o exército norte-americano um contrato de fornecimento de uma ferramenta informática desenvolvida por si e já premiada internacionalmente.

Para nós a Outsystems também é notícia porque, há 2 anos, decidiu expandir as suas instalações para fora da zona de Lisboa, onde tem a sua sede, e optou por fazê-lo em… Proença-a-Nova.

Segundo o presidente executivo da Outsystem, “a empresa foi para Proença-a-Nova graças à agressividade e rapidez de decisão do presidente da Câmara”.

Tendo iniciado a sua actividade em Proença-a-Nova com 7 colaboradores, a Outsystems emprega actualmente 22 engenheiros informáticos e programadores, todos de fora do concelho e na maioria com menos de 30 anos.

Recentemente, a Câmara de Proença-a-Nova estabeleceu um protocolo com a empresa, no âmbito do qual lhe cede o antigo edifício dos Paços do Concelho e suporta as despesas de funcionamento (água, electricidade, comunicações, etc), recebendo, em contrapartida, serviços de software e modernização administrativa ao município.

Para os responsáveis da Outsystems, “a empresa consegue ser mais competitiva do que seria ficando só em Lisboa. Em Proença-a-Nova, os custos da empresa são mais baixos, os colaboradores têm um nível de vida superior, que se traduz em maior produtividade, e existe uma câmara e um contexto de menor dimensão que permitem maior agilidade sempre que é preciso alguma coisa”.

Proença-a-Nova prepara-se também para, em breve, receber a maior unidade a produtora de ovos do país, da empresa Derovo. O empreendimento, que se encontra em fase final de decisão sobre o estudo de impacte ambiental, deverá estar a laborar em 2012, envolve um investimento de cerca de 28 milhões de euros (!) e prevê a criação de 64 postos de trabalho directos e a produção de 800.000 ovos por dia.


Comentário Final:

Em Mação, muitos dos que conhecem o Concelho de Proença-a-Nova, afirmam que ele tem vindo a mudar da “noite para o dia” desde que o actual presidente, João Paulo Catarino, assumiu as rédeas da governação.

Os 2 casos aqui referidos são um bom exemplo dessa ideia e provam que é possível lutar com sucesso contra a interioridade e os problemas que ela coloca. Nos últimos anos Proença-a-Nova não se tem resignado à sua condição de concelho do interior e os resultados começam a surgir.

Porque não surgem em Mação investimentos desta dimensão, geradores de emprego, dinamismo económico e riqueza? Talvez porque, tal como referimos recentemente quando fizemos o balanço da 1ª metade do mandato autárquico, temos um Executivo Camarário resignado à nossa interioridade, esgotado por longos anos de poder ininterrupto e acomodado na sua função autárquica, o que lhe retira a ambição e a vontade de lutar.

Se esta não for a resposta, então é porque o mundo não quer nada connosco.

11 comentários:

Anónimo disse...

Porquê? muito simples, o texto diz " maior agilidade sempre que é preciso alguma coisa”.
Não será o inverso de imobilismo?do medo que tira o tcho?

vai tu!!!

Anónimo disse...

Porque será que só somos bons quando estamos na oposição??????????????

Anónimo disse...

Tás enganado. Na oposição ninguém é bom ou mau porque não podem fazer nada. Mas a governar uns são bons como Proença e outros são maus como Mação. Proença tem empresas e tu aqui em Mação tens os xuxas notas e outras coisas do género. Mas como tu não deves conhecer Proença não deves perceber a diferença entre os 2 concelhos pois não? Olha pergunta ao pessoal de Cardigos que eles dizem-te.

carlos carias disse...

Pela forma de ser e estar da equipa do PS que polue o conselho de Mação está visto que a escolha dos maçaenses é cada vez a mais acertada, dizer bem do presidente de Proença, certamente este deve ser PS, quando é que esta gente percebe que a critica do bota a baixo por tudo e nada, só traz aversão ao PS! E tenho a certeza que quando lá estiverem será pior que a desgovernação de Sócrates(á boa maneira PS)

rzs disse...

canta canta carlos carias, por esse andar ainda es capaz de adormecer os que ainda andam acordados, e fazem ou tentam fazer alguma coisa por este concelho.

FartaDisto disse...

Ó Sr. Carlos, eu não vejo como partilhar e comentar informações num blogue seja 'critica do bota a baixo por tudo e por nada'. Isto é apenas uma maneira de mostrar às pessoas que aqui visitam, como os que estão a governar esta terra estão a DORMIR!! Se não gostas, escusas de cá vir! Vai ver o blogue do PSD! Ah pois, esqueci-me desse pormenor..não existe..

Anónimo disse...

OK amigo, na oposição não fazem nada, mas reclamam que se fartam até chegarem lá, só que depois os papeis invertem-se, porque será???????
Porque será que quem tanto reclama em Mação para ir para o chamado poleiro não toma a iniciativa e não cria empresas para ajudar a minorar os males. Será melhor continuar sentado a receber as maiores ou menores reformas, e continuar a reclamar.

Carlos Carias disse...

Para "fartadisto", nem deveria comentar quem nem sequer é suficientemente crescido para colocar o nome nos post que coloca, reafirmo aquilo que disse, e deixe-me que lhe diga, nem sei quem autorizou a utilização do meu mail para mandar informação deste blog para lá, sobre a existência de blogs, valem o que valem, eu prefiro o da minha aldeia como forma de dar a conhecer esse cantinho onde chegar a internet, outros para dizer mal de tudo e todos, mas sempre no anonimato, não vá o diabo tece-las e acabar o tacho, assim vou reinando,quando lá estiver o PSD ou o PS não me comprometo, afinal não existe ninguém com o nome "FARTADISTO" hehehehe

FartaDisto disse...

Eu utilizo este 'nome' nos vários comentários que vou deixando aqui no site, pois não tendo nenhum 'tacho' nem querendo 'comprometer-me' a ninguém, se me faço entender, não disponho o meu nome. Penso que estou no meu direito. Se vocé sente-se 'Maior' por escrever aqui o seu nome, Felicidades. Não sou a primeira pessoa, nem a última que deixa comentários no anonimato. Gosto de estar informada acerca do que se passa na terra onde vivo, e aqui ao menos tenho algumas informações... Mas não sou, sequer, do PS nem do PSD. FartaDisto, pois estou mesmo farta da situação em que está está terra. Por inactividade de uns e outros. Também acho que os Vereadores do PS, se estivessem mesmo interessados em ajudar Mação, aplicavam-se muito mais além de criticar, apenas, o PSD.

Anónimo disse...

Alguém atrás referiu Cardigos.
A propósito, quando é que em Mação se analisa e discute a próxima e obrigatória divisão administrativa, que consiste na extinção de freguesias e municípios?
Estamos à espera que as ordens venham de cima, demitindo-nos das nossas opiniões?
A minha é a seguinte: Manter a freguesia de Cardigos, mas integrada no Município de Proença-a-Nova, considerando a proximidade.
Por outro lado, para quando a fundação de uma efectiva união dos municípioos de Vila de Rei, Sertã, Proença e Oleiros, com vista à formação de um bloco integrado de desenvolvimento económico, social e cultural? Deixo de fora MMação, que oportunamente se integrou no Médio Tejo.

carlos carias disse...

Não me sinto maior nem mais pequeno, gosto é da minha aldeia e do meu concelho e por isso dou a cara por ambos, e a minha intervenção vem sempre no sentido de ajudar este cantinho, existem aqueles que só deitam abaixo que é o caso deste blog, que de util não me parece que tenha nada, e as intervenções na Câmara também não me parecem relevantes.