segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O Concelho a afundar e a orquestra a tocar

De acordo com o relato de alguns sobreviventes do naufrágio do Titanic, na altura do seu afundamento a orquestra continuava a tocar junto aos convés dos botes, por solicitação do capitão do navio, que assim procurava acalmar os passageiros e evitar o pânico. Segundo o testemunho de um operador de rádio do navio, quando este foi para o fundo a banda estava a tocar "Autumn", um hino episcopal.

Salvaguardadas as devidas proporções, a situação vivida no Titanic tem algum paralelo com a que se vive em Mação. Com o Concelho também a afundar-se cada vez mais, a “orquestra” (neste caso leia-se o Executivo Camarário) não pára igualmente de “tocar”.

Na parte final da Assembleia Municipal da passada 5ª Feira, as questões colocadas por alguns alunos permitiram ao Executivo Camarário puxar, mais uma vez, pelos seus “dotes musicais” e presentear todos os que estavam na reunião com um verdadeiro “Hino da Alegria”.

Todos sabemos o estado em que se encontra Mação. Somos um Concelho cada vez mais deprimido, com uma quebra acentuada de população (6º concelho do país com maior quebra percentual nos últimos 10 anos), com um dinamismo económico cada vez mais reduzido, em que as novas empresas surgidas nos últimos anos quase se contam pelos “dedos de uma mão”.

Mas na cabeça dos membros do Executivo Camarário esta realidade parece não existir. E quando lhe é dada a oportunidade para brilhar, não fazem a coisa “por metade”.

Para o Executivo Camarário, o passado e o presente do Concelho são um caso de sucesso havendo, inclusive, domínios em que ele dá exemplos ao país e a mundo. E quanto ao seu futuro, tudo indica que possa ser ainda mais brilhante.

Saldanha Rocha pegou, inclusive, num caso que nos deve servir de referência para a nossa ambição, de um “concelho” francês, semelhante a Mação, que há 25 anos estavam como nós e presentemente possui 12 hotéis. O problema, que o presidente Saldanha se esqueceu de referir, é que ele e a sua equipa já governam Mação há 10 anos, sem que durante esse período um único hotel tenha surgido pelas nossas paragens.

Não se percebe como, perante este quadro tão positivo que o Executivo Camarário traça, o Concelho esteja numa situação tão fragilizada.

Os problemas com que Mação se debate são difíceis de ultrapassar. E ainda mais difíceis se tornam quando quem governa não tem uma noção rigorosa da realidade em que vivemos.

Em Mação, a “orquestra” poderá continuar a “tocar”. Mas a sua música é apenas uma solução de recurso, para iludir os mais distraídos. Nunca conseguirá colocar o barco a navegar.

11 comentários:

Anónimo disse...

Aqui é como no titanic. A família e os amigos do poder já estão no salva-vidas. Os outros estão a estrebuchar no meio da água. Mas isto está tão mau que nem os que estão no bote se vão salvar. Vai tudo pró charco.

Olho Vivo disse...

Cada vez há menos gente a ligar aos encantadores de serpentes cá do sítio. Eles vão cair de podre por dentro. Ainda hoje ouvi alguém com peso na tribo laranja a dizer mal do pretendente a encantador mor de serpentes. Áh pois é...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mação 2013 disse...

Foi retirado do ar um comentário, que por lapso publicámos, devido ao facto de conter palavras / expressões que podiam ser consideradas ofensivas.
Agradecemos a todos os que nos enviam comentários, que respeitem as regras que estabelecemos, sob pena de não os podermos publicar (ou eliminar no caso de, por lapso, serem publicados).
Blog Mação 2013

Eleitor indignado disse...

Cheirou a esturo foi???
humm bem me parece para dizer mal do executivo sabem voces bem. mas para ouvir as verdades, ja não vos convém...
é como o governo. só faz o que lhe cheira se alguem diz alguma verdade. eles desmentem ou apagam.
Palhaçada

Anónimo disse...

Leitor Indignado, quando abres a boca, ou entra mosca ou sai asneira. Se fosse por esse motivo não publicavam os teus comentários, não te parece? Sabes que para ter razão, não podemos abrir a boca e dizer o primeiro disparate que nos vem à cabeça. Mas, tanto eu como todos os leitores deste blog já reparámos (e habituámos) que és incapaz de pensar antes de falar. Mas tiro-te o chapéu no que diz respeito às tuas frases da praxe, as quais garantiram que te eram bem ensinadas. E são elas "ai ai ai coitadinho do executivo camarário, que só faz o bem e ninguém o vê" e a não menos popular "os vereadores do PS só criticam mas nunca dizem o que ganham". Por favor, se queres fazer críticas construtivas troca o disco que este já cansa. E vê se começas a pensar pela tua própria cabecinha, para animais domesticados já bastam os do circo.

Anónimo disse...

Se a parvoíce pagasse imposto com o contributo de alguns acaba-se com o defice.
Por acaso ontem vi o comentário que foi retirado, que falava em gatunos e os gatunos não eram os do PS.
Eeste eleitor indignado não acerta uma. Mas enfim... já estamos habituados.

Maçanico Neutro disse...

Vi o comentário e que fizeram bem em retirá-lo, embora ache que não fosse tão ofensivo assim.
O Eleitor Indignado devia evitar falar do que não sabe ou não viu.
Também não acho que Mação já esteja a ir ao fundo, mas podia-se já ter feito mais, lá isso podia.

Eleitor indignado disse...

Bom tenho de comentar novamente.

Nisso são voces especialistas.
Desmentirem e incentivar a desordem.

Acham que o PS ainda não apertou que chega-se qualquer dia tenho de pagar para ir trabalhar.

Vou-me mas é dedicar a pesca e usufruir do subsidio de desemprego.

Acham que o executivo tem feito o mau trabalho?

Tenham vergonha. de certeza que não era com os vossos planos que isto ia para a frente.

Voces e o vosso Governo so sabem é esbanjar dinheiro em subsidios e Rendimentos minimos injustos.

Para que? hum?
Para depois eu e muitos como eu andarem a trabalhar para outros que vos apoiam andarem de café em café a gozar. Depois ainda vêm para aqui dizer mal dos outros.

Isto de Criticar quem trabalha e dizer mal dos outros é facil mas fazer melhor ta quieto...

O Vosso Paleio é sempre o mesmo.

DEUS QUERIA QUE VENHA O F.M.I.
E ACABE COM ESTA PALHAÇADA QUE SE CHAMA GOVERNO SOCIALISTA...

Anónimo disse...

Eles não dizem mal, limitam-se a dizer a verdade. Se existem erros é necessário alguém para os corrigir. És um pau mandado que só para aqui vem repetir todo o santo dia a mesma lenga lenga. As tuas frases são feitas e ensaiadas (e muitas vezes revelam falta de educação), em nada contribuis para a evolução. Resume-te à tua insignificância.

Eleitor indignado disse...

Eleitor indignado disse...
E são voces que os conseguem Corrigir esses erros???

São voces que Contribuiem para a Evolução ???

Não não não !!!

Por onde andarm estes anos todos???

O maior erro era por-vos lá esse sim era o maior Erro.

Em termos de evolução também não capazes. Porque as vossas ideias é só do Bota Abaixo.

Faça-se o que se fizer voces estam sempre contra.

Por isso é que voces não estão lá porque o povo não gosta de gente do tipo troca tintas e trapaceiros.