domingo, 27 de fevereiro de 2011

Assembleia Municipal – Parte II

A um presidente de uma Assembleia Municipal (AM), embora originário de uma das bancadas partidárias nela representada, exige-se imparcialidade no desempenho do cargo e distanciamento político-partidário na respectiva condução dos trabalhos.

Não é isto que se vem verificando na AM de Mação onde, não raras as vezes, a Sra. Presidente revela uma manifesta parcialidade.

Foi o que aconteceu, mais uma vez, na AM da passada 5ª Feira, quando interrompeu abruptamente a intervenção que Manuel Cristóvão, membro da do PS, estava a fazer no período destinado à intervenção do público.

Refira-se que, a qualquer membro da AM é legítimo intervir, na qualidade de munícipe, nesse período destinado ao público. Tal como é legítimo abordar / questionar o Executivo Camarário sobre os temas que entenda por bem.

Mas a Sra. Presidente da AM só percebe isto se o discurso for favorável aos seus ouvidos e aos do Executivo Camarário que defende. Quando o mesmo não se situa nessa linha, não o suporta e encontra sempre maneira de lhe por cobro. Os ouvidos sensíveis da Sra. Presidente somente conseguem ouvir “música celestial” de louvor ao Executivo Camarário.

Aliás, esta inoportuna interrupção, decretada pela Sra. Presidente, não foi mais do que uma anuência à mímica expressada por dois destacados elementos da bancada do PSD, a partir da altura em que as afirmações proferidas pelo do membro da bancada do PS desagradaram aos seus sensíveis tímpanos.

Isto é o quê? Pode ser muita coisa, mas, isenção é que não nos parece que seja!

Ao presidente de uma AM compete-lhe o papel de, agindo sempre de uma forma imparcial, fomentar o debate e não cortá-lo. Mas nas AM de Mação, sessão após sessão, não é a isto que temos assistido.


Comentário Final:

Qualquer pessoa merece respeito, e muito mais esse respeito é devido por quem se encontra a desempenhar cargos públicos.

Um responsável político ou autárquico não pode nem deve, e muito menos quando se encontra no desempenho oficial do seu cargo, emitir ou aludir expressões que possam ser interpretadas como menorização de outrem.

Não foi o que aconteceu nesta AM, em que um munícipe foi alvo desse tipo de expressões por parte de elementos do PSD.

Era importante que situações semelhantes não voltassem a acontecer.

8 comentários:

Anónimo disse...

Isto é bem feito para o PS. Talvez agora percebam que não deviam ter votado na Preciosa para presidente.
É das pessoas dentro do PSD de Mação mais sectária e parcial. É contra a natureza dela conseguir aceitar qualquer opinião vinda de pessoas do PS. Parece que não a conhecem.

O Vigilante do Bando dos Santos disse...

Concordo com o comentário anterior. Basta ouvi-la no café do César onde poisa regularmente. Destila veneno contra o PS por todos os poros. Fizeram mal em ter votado nela, embora ela acabasse por ser eleita na mesma com os votos da "laranjada". A não ser que se enganassem na votação como já aconteceu uma vez. Havia de ser bonito. Até cancelavam a assembleia para voltar tudo ao princípio. Este pessoal do PSD como raramente dizem alguma coisas nas Assembleias Municipais que até acabam por desaprender de votar. Cristo, anda cá a Mação ver isto...

Anónimo disse...

Então e os Membros da Assembleia Municipal do PS,sacaram ou não da manga nenhum um numero magico para esta assembleia tão especial? Ou ficaram-se pelos bobos da corte?

Eleitor indignado disse...

Esses Membros ainda andam a estudar maneira de apresentar os Numeros Pedidos.

Sim aqueles do vencimentos dos Vereadores Socialistas...

Mais uma vez sem Resposta.

Ainda vêm para aqui falar do Executivo.

Anónimo disse...

Também só sabes é falar disso. E mudares o disco? Essa música já cansa.

Eleitor indignado disse...

è verdade que ja cansa mas ninguem a Toca. os utilizadores estam a espera.
Têm medo ou Vergonha... humm

Anónimo disse...

Eles disseram que publicavam. Não sabes esperar? Por favor cala-te que já ninguém aguenta.

Anónimo disse...

Sou leitor assíduo deste Blog, mas não costumo comentar.
Porém, não posso deixar de manifestar o meu desagrado pelos comentários frequentes do sr. Eleitor Indignado, pelo facto de serem repetitivos e reveladores de ignorância. Um bocadinho de maior rigor ortográfico e de mais respeito e educação para com os outros também não lhe ficaria nada mal...