sábado, 26 de fevereiro de 2011

Assembleia Municipal – Parte I

Pela 1ª vez, pelo menos nos últimos anos, uma Assembleia Municipal (AM) teve lugar fora das instalações da Câmara de Mação.

A AM teve lugar no auditório da Escola Secundária de Mação, na sequência de uma proposta feita pelo Dr. José António Almeida, Director do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, na AM de Fevereiro de 2010, e que foi pronta e favoravelmente acolhida pela Presidente da AM e pelos membros das 2 bancadas.

Aqui deixamos um agradecimento especial ao Dr. José António Almeida, não só pela excelente ideia que teve, que permitiu dar a conhecer um pouco dos meandros e dos mecanismos de funcionamento da AM a alguns jovens estudantes, como também pelo excelente acolhimento que foi prestado na escola a todos os participantes da sessão.

Outros 2 agradecimentos merecem igualmente ser feitos:

- Aos funcionários da escola, nomeadamente aos professores que acompanharam mais de perto a sessão;

- Aos cerca de 60 alunos que estiveram presentes na sessão e que, na sua parte final, aquando do período destinado à intervenção do público, tiveram uma atitude bastante activa, colocando várias questões.

Registe-se igualmente com bastante agrado o facto do Dr. José António Almeida ter proposto a realização na escola de uma nova reunião, desta vez camarária. Fazemos votos que ela vá por diante em breve.

É fundamental que os políticos e, neste caso os autarcas, fomentem a aproximação às pessoas, abrindo-lhes as “portas” da política e dos assuntos autárquicos, sob pena da abstenção nas urnas, o alheamento das pessoas da política e a má imagem dos políticos continuarem a aumentar.

O ambiente em que decorreu a AM da 5ª Feira passada, num auditório completamente cheio, foi bem diferente daquele em que decorrem as habituais reuniões camarárias e da AM, realizadas num salão nobre vazio, onde raramente estão mais do que 2 ou 3 munícipes.

Daí que, os Vereadores do PS defendam que as reuniões de Câmara deveriam ser descentralizadas pelas várias freguesias e realizadas em horários que permitissem uma maior participação dos munícipes (ao final da tarde).

Nesse sentido fizeram uma proposta, logo no início deste mandato autárquico. O Executivo Camarário, que na 5ª Feira se regozijava com a forma como decorreu a AM, foi o mesmo que, na altura, chumbou a proposta dos Vereadores do PS. Segundo os seus membros, “as pessoas já estavam habituadas ao horário das 4ª Feiras às 10 horas, que já estava instituído há longa data, pelo que não viam vantagem em alterar”.

Mas, o Executivo Camarário está sempre a tempo de mudar, desde que seja para melhor, como é o caso. E daqui se lança de novo o desafio, para levar a política e a autarquia junto dos munícipes. Será que, face à experiência recolhida nesta AM e ao excelente exemplo de participação que professores e alunos deram, ainda têm a coragem de o recusar?


Comentário Final:

Os Vereadores do PS também têm vindo a defender que o local mais adequado para proceder à atribuição dos prémios de mérito escolar e às bolsas de estudo é a escola, perante toda a Comunidade Escola. Esta seria uma forma de promover os prémios e de incentivar os alunos a melhorar o seu aproveitamento escolar.

Também neste caso o Executivo Camarário tarda a perceber esta situação. Ficamos na expectativa de que, até ao final do mandato, isso ainda possa vir a acontecer.

4 comentários:

Olho Vivo disse...

Os Vereadores do PS bem podem esperar sentados que o Saldanha & Cª façam reuniões abertas ao público em todas as freguesias e em horários mais convenientes para as pessoas.
Quanto menos gente assitir e souber do que se vai fazendo melhor. Se as pessoas sabem demais podem começar a abrir os olhos e lá se vai o emprego. E isso é a última coisa que eles querem.

Anónimo disse...

Os presidentes de Câmara são uns reis no seu território. Recebem bom dinheiro do orçamento, ainda refilam e nunca prestam contas a ninguém. Tal como muita outra coisa em Portugal, o poder local foi sendo desvirtuado por estes sobas. Não é só em Mação mas um pouco por todo o país. Deviam receber dinheiro mas prestar contas sobre em que o gastaram e como o gastaram. Talvez assim este país já tivesse progredido mais e houvesse menos compradrio e desperdício.

Eleitor indignado disse...

O Vosso Governo que faça o mesmo. Faz tudo o que quer e que bem lhe apetece e não diz nada a ninguem.

E ja agora falando em contas...
nunca mais se ouviu falar dos vencimentos dos vossos vereadores.
Que eu saiba eles absorvem bem parte do Orçamento desta Câmara.
Só em deslocações.
Isto Realmente so visto.

Tenham Vergonha... e não venham para aqui falar dos outros...

Anónimo disse...

Muito gostas tu de falar do que não sabes. Só sabes falar aquilo que te dizem. Pensares por ti é mentira. Pode ser que quando eles revelarem os valores apanhas uma surpresa.