segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Um Regulamento que tardava

Na reunião de Câmara de 4ª Feira passada foi discutido e aprovado por unanimidade o projecto de Regulamento de Utilização dos Veículos Municipais.

Há muito que este regulamento deveria estar em vigor porque ele é fundamental numa Câmara como a de Mação que possui mais de uma centena de veículos ao seu serviço.

Uma frota de viaturas desta dimensão representa um elevado encargo financeiro, seja em despesas de investimento, seja em gastos correntes, bem como uma logística de alguma monta, também ela geradora de custos.

Daí a importância deste regulamento, porque a sua existência e correcta aplicação promovem a eficiência dos recursos e reduzem custos.

O que surpreende é o Executivo Camarário nunca ter sentido antes a necessidade de implementar um regulamento que disciplinasse a utilização de viaturas municipais. E mesmo tendo avançado agora, não é líquido que o tenha feito porque sentiu essa necessidade.

Mas, independentemente das motivações que levaram à criação do regulamento agora, o que é importante é que ele vai passar a existir.

Esperemos que, quando estiver em vigor, alcance os objectivos que lhe estão subjacentes.


Quantas viaturas possui a Câmara de Mação?

No final de 2010 o parque de viaturas da Câmara de Mação era composto por 107 viaturas, assim distribuídas:

- Ligeiros de Passageiros: 20

- Ligeiros de Mercadorias: 27

- Ligeiros Mistos: 4

- Limpeza urbana: 6

- Ciclomotor: 1

- Pesados de Passageiros: 2

- Pesados de Mercadorias: 7

- Tractores e Reboques: 10

- Máquinas: 30


Nota Final:

De uma forma geral, o Executivo Camarário aceitou as sugestões propostas pelos Vereadores do PS. Quando se é capaz de abrir espaço para o diálogo e se apresenta disponibilidade para aceitar a opinião dos outros, regra geral o resultado final acaba por ser melhor do que se tal não acontecesse.

Como desta vez o Executivo Camarário mostrou essa atitude perante a postura construtiva dos Vereadores do PS, foi com naturalidade que estes votaram favoravelmente o regulamento.

Sem comentários: