sábado, 15 de outubro de 2011

Ranking das Escolas em 2011

Foi divulgado hoje pelo Jornal Expresso o ranking das escolas relativo ao ano escolar de 2010 / 2011, com base na média das notas alcançadas pelos alunos nos exames nacionais.

Perante uma análise tão redutora, que leva apenas em conta os resultados nos exames nacionais e “esquece” um conjunto alargado de factores que condicionam esses mesmos resultados, a sua leitura deve ser feita com cuidado, de modo a evitar conclusões precipitadas e erradas.

Vejamos então os dados alcançados pela Escola Básica e Secundária de Mação (EBSM) e pelo Concelho de Mação.

Nota: os resultados divulgados pelo Jornal Expresso foram obtidos com base apenas nas classificações da 1ª fase dos exames.


a) Ensino Secundário

No conjunto das 616 escolas do país, a EBSM, onde se realizaram 97 exames, alcançou a 379ª posição, com uma média de 9,95 valores.

Relativamente a 2010, registou-se uma ligeira melhoria da média (9,62 em 2010) e um salto ainda significativo no ranking (467º lugar em 2010).

No ranking dos concelhos Mação alcançou a 154ª posição entre os 271 concelhos que possuem ensino secundário (nos concelhos com mais de uma escola a média do concelho é obtida com base nas médias das respectivas escolas). Também neste ranking Mação registou uma evolução positiva em relação a 2010, tendo subido 43 lugares.

Em relação às principais disciplinas, os resultados alcançados foram díspares:

- Português: a média dos 17 exames realizados pelos alunos de Mação foi de 11,68 valores, a qual colocou a EBSM num excelente e digno de registo 38º lugar entre 584 escolas.

- Matemática: se em Português o resultado foi excelente, o mesmo já não aconteceu nesta disciplina. Os 13 alunos não foram além de uma média de 6,68 valores, que empurrou a EBSM para uma modestíssima 531ª posição entre 557 escolas.

- Física / Química: os alunos de Mação realizaram 25 exames, dos quais resultou uma média de 9,48 valores. A EBSM alcançou a 378ª posição entre 565 escolas.

- Biologia / Geologia: os 18 exames realizados por alunos de Mação redundaram numa média de 10,79 valores, que colocou a Escola Secundária de Mação na 291ª posição entre 567 escolas.


b) Ensino Básico

A EBSM, onde se realizaram 90 exames, posicionou-se no 664º lugar entre 1291 escolas, com uma média de 2,56 valores.

Comparativamente ao ano passado, a média alcançada baixou 2 centésimas (2,58 em 2010) mas, em contrapartida, a escola deu um pulo significativo no ranking, já que o ano passado tinha alcançado apenas o 1042º lugar entre 1303 escolas.

Considerando que este ano as médias baixaram significativamente em relação a 2010, é um dado positivo a EBSM ter mantido a sua média, o que se reflectiu na subida no ranking.

Quando se faz a análise não por escola mas por concelho, Mação alcançou o 250º lugar entre 290 concelhos, tendo subido 4 posições relativamente a 2010.


Conclusão

Num ano em que as médias dos exames voltaram a descer, nomeadamente nas disciplinas de Português e Matemática, os resultados alcançados pela EBSM podem considerar-se satisfatórios. No secundário, a “razia” na Matemática foi contrabalançada pelo bom resultado em Português.

Os problemas que, ano após ano, subsistem no Português e nas disciplinas “científicas” (Matemática, Física - Química e Biologia), e que este ano voltaram a agudizarem-se, são um mal geral ao qual, como é óbvio, Mação não fica imune.

A nossa escola e os nossos professores não são piores, nem os nossos alunos menos dotados que os outros. Temos, isso sim, um contexto social e económico menos favorável que outros concelhos. Mas isso apenas nos deve dar mais força para continuar a trabalhar no sentido de melhorar a situação.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sempre em cima do acontecimento, como é aconselhável. Enquanto isso, os patrões da "Casa Grande" descansam ou procuram caçar algum voto nalguma festa de associação para que tenham sido convidados.
O ex-Vereador Almeida ainda larga a escola e muda-se para o lado do Nuno Neto. E faziam uma boa dupla na Câmara. Não se esqueçam que o José António Almeida não esquece porque saiu da Câmara...

Fadarra disse...

Meus amigos, deixem-se de politiquices, se o Homem é bom a Dirigir a escola, procurem é meios para que ele tenha mais e melhores condições para fazer aquilo sabe fazer. Assim poderemos ter mais e melhores alunos para servir o Pais e o Concelho, a exemplo de alguns que já vão aparecendo nos lugares certos.