quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Ainda a propósito do protocolo entre a Câmara e os BVM

Na semana passada demos aqui conta do facto de, na reunião de Câmara de 12 de Janeiro deste ano, o Executivo Camarário ter apresentado uma minuta do protocolo a celebrar entre a Câmara de Mação e a Associação dos Bombeiros Voluntários de Mação, tendo ficado assente que a mesma seria discutida e votada em próxima reunião.

E também referimos que o Executivo Camarário não voltou a trazer a minuta do protocolo a reunião de Câmara. Embora, tudo o indicasse, e o Executivo Camarário confirmou-o na reunião da última 4ª Feira, o protocolo já tivesse sido assinado e, inclusive, a Câmara já tivesse pago algumas verbas à Associação dos BVM. O que não poderia ter feito sem o protocolo estar aprovado em reunião de Câmara.

Na reunião de 4ª Feira os membros do Executivo Camarário argumentaram que tinham ficado com a ideia de que o protocolo tinha sido votado e aprovado na reunião de 12 de Janeiro. E, como tal, não o terem voltado a trazer a nova reunião de Câmara.

Erros, lapsos e confusões, todos nós cometemos. Mas, já custa a perceber que os 3 membros do Executivo Camarário tenham todos cometido o mesmo lapso. E, pior do que isso, que o tenham cometido por 2 vezes porque, na reunião seguinte, como é hábito fazer-se sempre no início de cada reunião, a acta da reunião anterior foi analisada e votada. Sem que, de novo, voltassem a aperceber-se.

E a acta é bem explícita e não deixa quaisquer dúvidas sobre o que se passou na reunião:


Excerto da Acta da reunião de Câmara de 12 de Janeiro de 2011

“Acordo de Colaboração com os Bombeiros Voluntários de Mação

O Sr. Vereador Vasco Estrela entregou aos presentes Acordo de Colaboração a celebrar entre o Município de Mação e a Associação dos Bombeiros Voluntários de Mação no âmbito da cedência do edifício onde funciona actualmente o Quartel dos Bombeiros Voluntários ao Município de Mação e o apoio deste à Associação referida na obra de empreitada do futuro Quartel dos Bombeiros Voluntários de Mação. O documento fica anexo aos documentos da presente reunião e será discutido e votado em próxima reunião.”

2 comentários:

Anónimo disse...

Certamente que haverá muito a clarificar no que toca às "relações" entre o município e os Bombeiros de Mação...
Não só no que tem a ver com o novo quartel (ainda agora a procissão vai no adro) como em muitos outros assuntos, dos quais valerá a pena destacar a Secção de Cardigos, e os moldes em que é assegurado o seu funcionamento...

Não questionando obviamente a necessidade e a pertinência da presença dos bombeiros na zona norte do concelho, seria importante que quem de direito fosse chamado a explicar as razões de ao fim de quase meia duzia de anos, não ter sido ainda "recrutado" um único bombeiro da zona, o que implica que o municipio tenha que suportar a deslocação e a permanência de bombeiros que diáriamente se deslocam de Mação para Cardigos.

Com que custos...???
Com beneficio de Quem...???
Quem deveria ter feito mais...???

FartaDisto disse...

Isso é inadmissível. Aí se vê a boa gestão, organização ou 'transparência' desta câmara.