domingo, 2 de outubro de 2011

O direito à crítica

Há quem não concorde, e nos critique por isso, com o facto de, frequentemente, criticarmos o Executivo Camarário e a suas opções de governação.

“Só sabem criticar”, “nunca apresentam ideias construtivas” ou “parece que o Executivo faz tudo mal”, são algumas das “farpas” que nos são lançadas por aqueles que fazem essa interpretação da nossa acção.

É verdade que temos vindo a manter uma atitude bastante crítica para com o Executivo Camarário, porque entendemos que, em múltiplas situações, a sua actuação não é a mais adequada e não salvaguarda os interesses do nosso Concelho.

Ao agir desta forma, estamos a assumir apenas o nosso papel de oposição que, em democracia, é (ou deveria ser) tão importante como o papel de quem governa.

Mas estamos longe de adoptar uma postura de “criticar só por criticar”. Bem pelo contrário, nas críticas que fazemos, a grande maioria delas visando aspectos concretos da governação municipal, apontamos sempre alternativas que, no nosso entender, seriam uma melhor solução.

Se criticamos tantas as vezes o Executivo Camarário, tal se deve ao facto de estarmos atentos à sua governação e, com bastante frequência, entendermos que ela está longe de ir ao encontro dos interesses do Concelho e dos seus munícipes.

Também não é verdade que o Executivo Camarário faça tudo mal feito. Mal fora que assim fosse. Mas, no nosso entender, comete mais erros do que aqueles que seriam aceitáveis e fazem parte da natureza humana.

Aqueles que nos criticam por raramente elogiarmos o Executivo Camarário também poderiam dirigir-lhe as suas críticas por ele nunca assumir os seus erros e as suas falhas.

Sabemos que há quem não concorde com as nossas ideias e com a forma como agimos. Aceitamos e respeitamos essas críticas, mas elas não irão alterar a nossa acção política e autárquica.

Não temos receio de falar, mesmo que por vezes as situações sejam incómodas e/ou ponham em causa interesses, sejam eles de que natureza forem. Como não nos movemos por tacticismo eleitoralista e muito menos pelo supremo desejo de alcançar a qualquer preço o poder, estamos completamente à vontade para o fazer.

2 comentários:

Vasquinho da Anatomia disse...

Para dizer bem está o CIK, pago pelo município. Para dizer bem está o Boletim Municipal Verde Horizonte. Para dizer bem está a Agenda Animação. Para dizer bem estão as entrevistas combinadas com jornais e rádios regionais.
Todos aqueles que procuram a propaganda do regime que governa a câmara têm por onde escolher.
Penso que este espaço serve um pouco de contra-balanço. Aqui vem quem quer saber das coisas que não aparecem naqueles panfletos.
Falando por mim, só cá venho para saber dos pontos de vista da oposição, pois é o local possível. Quando quero conhecer os pontos de vista da "posição" vou às fontes onde eles debitam o que querem.

Anónimo disse...

Continuem a trazer ate nos informacoes, temos sabido mais coisas da nossa terra por aqui num ano, do que no resto dos anos todos juntos. Eles governam as escondidas e tem medo de divulgar as coisas. Continuem a informar a populacao, a criticar o que poderia ser bem feito e a elogiar o bem feito. Isso e fazer uma boa politica. O Dr Nuno Neto tem surpreendido a populacao, pois tem revelado inteligencia, capacidade de analise, dedicacao.