quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Prémio ao Mérito

Foram entregues na passada 6ª Feira os Prémios de Mérito Escolar de 2010, numa cerimónia que serviu igualmente para atribuir as Bolsas de Estudo de 2010 / 2011.

Os prémios de mérito escolar, instituídos pela Câmara de Mação há alguns anos, visam distinguir o melhor aluno que estude em Mação em cada um dos ciclos do ensino, à excepção do 1º ciclo: 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário.

Este ano foram contemplados os seguintes alunos:

- 2º Ciclo: Diogo Marques

- 3º Ciclo: Ana Filipa Marques

- Ensino Secundário: Ana Teresa Matos


Em complemento a estes prémios, foi criado no final do ano passado o “Prémio Excelência Escolar Gonçalo Matos”, o qual visa distinguir o aluno com melhor média de candidatura ao ensino superior. Curiosamente, logo no primeiro ano, houve 2 alunas distinguidas, pois obtiveram a mesma média:

- Alexandra Ribeiro

- Ana Teresa Matos


O prémio ganhou a designação de “Gonçalo Matos” em homenagem a este jovem estudante de Mação que obteve excelentes notas enquanto estudante no ensino secundário em Mação (nível que continua a manter no ensino superior). Contudo, o regulamento do prémio prevê que ele mude de designação quando surgir um aluno com uma média de candidatura ao ensino superior mais elevada que a obtida pelo Gonçalo.

Aos alunos distinguidos deixamos aqui uma saudação e votos de que prossigam a sua carreira estudantil dentro do nível até agora alcançado. Sublinhe-se ainda o facto de 3 dos 4 prémios terem sido alcançados por raparigas.

Tudo o que se faça para promover a excelência é de enaltecer. Portanto, está de parabéns a Câmara de Mação pelos prémios atribuídos.

Tal como referimos relativamente às Bolsas de Estudo, esta é uma “boa” despesa corrente, com a qual estamos totalmente de acordo. Se toda a despesa corrente fosse utilizada em iniciativas com este valor, não haveria lugar a tanta crítica ao Executivo Camarário. Mas, infelizmente, não é isso que acontece.

Comentário final:

Já o afirmámos o ano passado e voltamos a afirmá-lo agora. Fazia todo o sentido dar mais visibilidade à cerimónia e aos jovens contemplados com os prémios e as bolsas de estudo, nomeadamente junto dos outros jovens do Concelho.

Por isso, justificava-se realizar a cerimónia, não no “ambiente fechado” do Salão Nobre da Câmara, mas sim nas instalações da escola ou do cineteatro, convidando / incentivando todos os alunos e demais população a assistir. Se a Câmara Municipal premeia, e bem, o desempenho escolar, esta seria uma forma de incentivar os outros estudantes a aplicarem-se e a superarem-se.

Sem comentários: