quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Os inimigos do Concelho

Na Assembleia Municipal realizada no passado dia 23 de Dezembro, o Dr. Manuel Marques Dias, membro da bancada do PSD, considerou que seriam “inimigos do concelho” os que não votassem favoravelmente o Orçamento e o Plano de Actividades para 2011 apresentado pelo Executivo Camarário.

Com alguma frequência o Dr. Manuel Marques Dias utiliza alguns excessos de linguagem que, para além de não lhe assentarem bem, revelam alguma falta de respeito por conterrâneos seus que têm o direito a terem uma opinião diferente da sua.

Estes seus excessos de linguagem na Assembleia Municipal já o obrigaram, por 2 vezes, a pedir desculpas públicas a anteriores membros da bancada do PS, na sequência de processos judiciais que estes lhe moveram por se sentirem ofendidos com afirmações suas. A última vez que isso aconteceu foi precisamente no mês passado, em comunicado publicado no Voz da Minha Terra.


Ou seja, ao mesmo tempo que pedia desculpas públicas por um erro, voltava a exagerar nas afirmações proferidas na Assembleia Municipal.

Depois dos principais responsáveis do PSD terem colocado o rótulo de “macaenses de 2ª” a alguns candidatos do PS, só porque vivem fora do concelho, eis que agora passa a haver gente afecta ao PS apelidada de “inimigos do concelho” só porque, pasme-se, tem o “desplante” de votar contra o Orçamento e Plano de Actividades de 2011 por entender que eles não irão contribuir em nada para resolver os principais problemas do concelho.

É um facto que esta afirmação do Dr. Manuel Marques Dias não tem, nem pouco mais ou menos, a gravidade das afirmações que o obrigaram a fazer pedidos de desculpa públicos. Mas, ainda assim, não deve passar em claro porque, além de ter sido deselegante, é também profundamente injusta para pessoas que gostam do concelho tanto como ele (não têm a veleidade de dizer que gostam mais).

Ninguém pode ser considerado “inimigo do concelho” só porque não concorda com a forma como os Executivos Camarários do PSD o têm vindo a governar.

Esta falha do Dr. Manuel Marques Dias está longe de justificar um pedido de desculpas públicas. Mas, na próxima Assembleia Municipal, ficar-lhe-ia bem pedir desculpas aos que foram atingidos por ela.

4 comentários:

Anónimo disse...

Há que reconhecer que o Drº e Deputado Municipal Manuel Marques Dias é por vezes inconveniente e não "mede" as palavras que diz. Mas é estranho que o autor deste post venha falar nos elementos da Bancada do PS do mandato anterior, quando foi o mesmo que os excluíu a todos, pensando que ganhar a CMM seria tão fácil como ganhar a presidência de qualquer associação... Não deveria colocar neste Blog o pedido des desculpas do Drº Saldanha Rocha e Manuel Dias ao Drº João Paulo Almeida, porque esse Senhor sabe estar na vida, com classe, personalidade e intiligência. Por muitos anos que o Senhor ande na política jamais lhe chegará aos calcanhares. Não me parece justo estar a tentar obter votos para 2013 utilizando o nome de alguém, cujo valor e competência são reconhecidos em todo o concelho e não só...

Anónimo disse...

O membro da AM Manuel Marques Dias, eleito pelo PSD, é um enegúrmeno, não respeita ninguém, ofende toda a gente, só que, como referem, já se saiu mal por duas vezes, mas não toma juízo. Até a memória dos mortos desrespeita, insultando em plena Assembleia Municipal o falecido Pe. Sousa, como muita gente se recorda. Com fulanos daquele jaez, que não sabem viver em democracia, só o desprezo ou... o cacete.

Anónimo disse...

Há que ter paciência! São resquícios Salazaristas que levam tempo a perderem a virulência.

Anónimo disse...

Jamais lhe chegará aos calcanhares? Mas tem alguma ideia do que está a dizer? Parece-me que essa "ditadura saldanharista" lhe tolda o discernimento. E quando opina que o Deputado Manuel Marques Dias "sabe estar na vida e tem personlaidade", estas expressões devem ser(no seu vocabulário!!) sinónimos de uma grande falta de educação e postura!