terça-feira, 14 de junho de 2011

Os nossos Combatentes mereciam mais

No dia 10 de Junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, prestou-se homenagem em Mação aos 35 combatentes do Concelho que perderam a vida na “Guerra do Ultramar” e na 1ª Grande Guerra.

Tratou-se de uma cerimónia simples mas digna e emotiva, que contou com a presença da Câmara de Mação, da junta de Freguesia de Mação e da Liga dos Combatentes, bem como a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Mação.
De lamentar apenas a reduzida participação da população. E se esta fraca participação merece crítica, maior crítica merecem os membros das 7 Juntas de Freguesia (à excepção foi Mação) que não marcaram presença. Os nossos mortos na guerra mereciam mais.

A fraca participação, que também aconteceu em anos anteriores, remete-nos para a questão da (falta) divulgação do evento.


Porque não fez a Câmara, como lhe competia, em articulação com as Juntas de Freguesia, uma adequada divulgação da iniciativa? Não se percebe este seu completo alheamento.

Numa homenagem desta natureza não bastam os discursos “bonitos” que sempre se fazem, embora eles também sejam importantes. A melhor homenagem que podemos prestar aos nossos conterrâneos que perderam a vida a lutar pela pátria é assegurar que a sua morte é recordada por muitos.


Militares do Concelho de Mação que perderam a vida na "Guerra do Ultramar"

Clique nas imagens para ampliar.







2 comentários:

Lady Rose disse...

É de facto de lamentar que os Presidentes das Juntas de Freguesia não tenham comparecido. Num evento como este tinha-lhes ficado muito bem mostrar a cara.

Anónimo disse...

Só lamento que não tenham dado O verdadeiro nome à guerra, aquele que a História registará para sempre. Compreende-se, no poder instituído em Mação, após o 25 de Abril, uma certa nostalgia salazarista.

Uma falta de coragem, um certo medo.