segunda-feira, 8 de março de 2010

8 DE MARÇO – DIA DA MULHER

Hoje é dia 8 de Março, data em que se celebra internacionalmente o Dia da Mulher.

Há quem defenda nunca ter existido a famosa greve ou protestos de 8 de Março de 1857, promovida por operárias norte-americanas da indústria têxtil e do vestuário com o objectivo de obter melhores salários e condições de trabalho, que esteve na origem da escolha deste dia para celebrar a emancipação da mulher.


Existindo ou não, em 1975 as Nações Unidas acabaram por consagrar em definitivo o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher.

Ao longo dos anos muita coisa mudou ao ponto de hoje, em muitos países do mundo, infelizmente não todos, a lei já colocar o homem e a mulher em pé de igualdade.

Contudo, a prática demonstra que há ainda um longo caminho a percorrer para que na família, no emprego e na sociedade em geral, as desigualdades entre os 2 sexos terminem e se cumpra, finalmente, o desígnio da lei.

Para o PS / Mação o Dia da Mulher são todos os dias do ano. E por isso, mais do que flores, poemas, jantares ou palavras de circunstância, tão comuns neste dia, importa sobretudo empenharmo-nos a fundo todos os dias no sentido de, o mais rápido possível, tornar a relação entre homens e mulheres igualitária.

Para só falar no domínio da política, um bom exemplo desta atitude foram as recentes eleições autárquicas, em que os partidos políticos em Mação eram obrigados a cumprir a lei da paridade apenas em 4 das 10 listas a apresentar (as das freguesias de Cardigos, Envendos, Mação e Penhascoso).

Contudo, o PS / Mação fez questão de ir mais além e cumpriu a lei também nas listas para a Câmara Municipal e para a Assembleia Municipal. E nas restantes freguesias o número de mulheres foi igualmente significativo. Daí que a percentagem das mulheres nas 10 listas apresentadas pelo PS / Mação tenha atingido os 31,7%.

Mas, mais do que isso, as nossas candidatas não ocuparam os lugares apenas no intuito cumprir a lei, desistindo depois caso fossem eleitas. Pelo contrário, todas as que foram eleitas estão a desempenhar o seu cargo, pelo que 29,4% dos autarcas eleitos pelo PS / Mação são mulheres.

Neste dia 8 de Março acreditamos que as mulheres do nosso concelho conseguirão ver nesta atitude uma homenagem bem mais valiosa do que aquela que lhe faríamos com uma oferta simbólica de flores, poemas, jantares ou palavras de circunstância.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, hoje é sem dúvida um grande dia...O Dia da Mulher, e é esse o motivo do comentário, porque hoje,ao ir á Aromação,recebi uma lembrança do Dia da Mulher, um pequeno pacotinho com marmelada. Achei interessante a simpatia para com os clientes, mas nem li o que estava escrito, só quando chegara a casa é que o fiz, e qual o meu espanto, era uma oferta da Camara Municipal de Mação....só não percebi o porquê de estas ofertas estarem disponiveis nas lojas do Sr. Presidente, porque em todas as outras lojas de Mação,onde fiz compras, não recebi nada, será que os outros comerciantes sabiam que eu já tinha recebido? Ou será que não lhes foram disponibilizadas? Será que existiu concurso para estas atribuições? Será que só alguns estabelecimentos é que as tinham? Pois, em tempo de crise seria boa ideia qualquer comerciante ter algo disponivel para cativar os seus clientes, mas nem todos têm essa sorte.

Feliz Dia da Mulher.

Anónimo disse...

Não fui à Aromação não recebi marmelada... :( logo eu que compro tudo na terra!!! Mas nao vou a esse tipo de lojas, o orçamento não permite!!! Mas quando a água aumentar de preço e ficar tão cara como o vinho dessa loja, passo a ir lá comprar vinho e a bebe-lo, em vez de água!!!