sábado, 16 de abril de 2011

Caiu a máscara ao paladino da cidadania

O ex-candidato presidencial Fernando Nobre aceitou o convite de Passos Coelho para encabeçar a lista de candidatos a deputados do PSD pelo círculo de Lisboa, na condição de poder vir a desempenhar o cargo de Presidente da Assembleia da República.

Seria aceitável esta posição de Fernando Nobre não fosse dar-se o caso de, ao longo dos vários meses em que vestiu a pele de candidato à presidência da República, ter tecido duras críticas aos partidos políticos e à classe política.

“Manter-me-ei equidistante das lutas partidárias.”- Expresso – 02-04-2011

“Partido político, nem pensar, nunca. Não peço nada, nunca pedi, por isso eu não aceitarei nenhum cargo partidário nem governativo. Está assente.” - SIC Notícias – 28-02-2011

“Os partidos são essenciais para a democracia, mas os seus responsáveis não têm cultura de exigência, vivem no desenrascanço e Chico-espertismo. Padecem das duas grandes doenças nacionais, a maledicência e a inveja.” - Público – 23-05-2010

“Experiência partidária e dos corredores do poder não tenho, e ainda bem que não tenho.” - RTP – 14-12-2010

“Nunca serei arma de arremesso do partido A contra o partido B.” - SIC Notícias – 28-02-2011


Chocante!


Entretanto, Fernando Nobre deu este Sábado uma entrevista ao Jornal “Expresso”, da qual se transcrevem algumas passagens:

“Vou ser franco: ainda não vi o programa eleitoral do PSD.”

“A proposta de que me foi feita por Pedro Passos Coelho nunca me tinha passado pela cabeça: ser o primeiro candidato por Lisboa, com o exclusivo e inequívoco propósito de ser proposto pelo PSD para presidente da Assembleia da República. Se, seja por que razão for, eu não puder ser nomeado presidente da Assembleia, renunciou imediatamente ao mandato de deputado. Não serei só deputado.”

“Não aceito que os que me apoiaram, num processo que se encerrou, queiram ser donos do meu destino.”


Duplamente chocante!


A intenção de Fernando Nobre renunciar ao mandato de deputado caso não consiga ser presidente da Assembleia da República é entendida pelo ex-líder do PSD Marques Mendes como “um gesto de arrogância que não é grave, mas gravíssimo. É uma fraude, é uma burla, não só em relação ao partido, mas também em relação aos eleitores.”

Perante isto o que diz o secretário-geral do PSD Miguel Relvas?

“Isto tem de ser visto como uma atitude de desapego ao poder da parte de Fernando Nobre”.

Triplamente chocante!

Nota: transcrições feitas do artigo publicado no Jornal Expresso de 16 de Abril de 2011

5 comentários:

Anónimo disse...

Este Nobre não presta. Arrependido estou de ter votado nele. Se o Passos contava com os 600.000 votos dele então pode passar a contar só com 599.999.

Anónimo disse...

Tristeza. E é isto um médico da AMI.

Anónimo disse...

quem apoiou Nobre parece que não tem qualquer noção de independencia e cidadania,com todos os comentários que circulam parece que estão todos com muita inveja..

Lady Rose disse...

Este senhor é inacreditável. Uma autêntica fraude. Sinceramnete, não sei o que ele pretende com tudo isto. Se acha que comentários e posições destas conquistam o povo, muito longe está da verdade..

Anónimo disse...

Pois, pois... meus amiguinhos... Por ser tão independente é que o burgesso do Vieira da Silva foi almoçar com ele. Foi só para lhe perguntar se precisava de verbas para a AMI, certo? Se ele (FNobre) tivesse aceitado integrar as listas do vosso Partido, partido que conduziu este País ao estado a que chegou este País com 15 anos de autêntica incompetência, desleixo e demagogia do Grande líder, então, sim, FNobre seria um autêntico independente, um Nobre independente! Era, não era? Mas mais. Até o Patrono do vosso partido e, provavelmente o proprietário deste Blog, terão votado para a Presidência da República no FNobre. Não tinha experiência, certo? Mas mesmo assim vota-se nele! Agora diz-se que para Presidente da Assembleia da República não tem experiência... Haja paciência! E, por último, sendo independente, porque tem de conhecer o manifesto do PSD? Não percebi. Muito bem, este comentário já vai longo. Sei é que certamente não irá ser publicado. Quero ver a NOBREza do contraditório neste blog... Um Abraço Amigo
Luís Ribeiro Chorão
Post Scriptum: dêem uma saltadinha a http://blindkopy.blogspot.com, vão gostar de ler os posts que lá deixo.