terça-feira, 19 de julho de 2011

Pagar sem ver contrapartidas

Na reunião de Câmara de 12 de Janeiro do corrente ano os Vereadores do PS solicitaram ao Executivo Camarário, através de um Pedido de Informação, que lhes fossem disponibilizadas algumas informações relativas o Protocolo em vigor entre a Câmara de Mação e a “Águas do Centro”, nomeadamente sobre os investimentos realizados por esta empresa no Concelho de Mação durante o ano de 2011.

Até à data, e já decorreram 6 meses, o Executivo Camarário não deu resposta à questão colocada sobre os investimentos realizados. Não surpreende esta falta de informação por uma razão simples: os investimentos realizados terão sido residuais.

Já se sabia, antecipadamente, que seria assim. Não era expectável que os investimentos avançassem a curto prazo, quanto mais não fosse porque a “Águas do Centro” iria candidatar os mesmos aos fundos comunitários.

O atraso na realização dos investimentos no Concelho por parte da “Águas do Centro” contrasta com a rapidez com que o Executivo Camarário impôs aos munícipes, em Março do ano passado, um significativo aumento no preço da água, ao qual acrescentou uma tarifa de recolha de águas residuais (esgotos) no valor de € 0,40 por m3 de água consumida.

Na altura os Vereadores dos PS manifestaram-se contra um aumento tão significativo do preço da água, porque a empresa ainda não tinha realizado qualquer investimento digno de registo no sistema de abastecimento de água e no sistema de tratamento de esgotos, nem o iria realizar a curto prazo. E propuseram ao Executivo Camarário que a Câmara Municipal introduzisse apenas um aumento ligeiro no tarifário, relegando para mais tarde um aumento mais significativo, quando os munícipes constatassem melhorias evidentes na água fornecida e no tratamento dos esgotos. Mas a proposta não foi aceite.

O Executivo Camarário fez chegar a factura ao bolso dos munícipes de forma célere e em força. Quanto aos prometidos investimentos que, supostamente irão trazer uma melhoria significativa na qualidade da água e no tratamento dos esgotos, veremos quando irão chegar…

2 comentários:

Anónimo disse...

Será que os gestores deste Blog só sabem criticar? Penso ser importante que a população se vá mantendo informada do que se vai passando no concelho ou freguesias onde residem, pois há que reconhecer que com a evolução das novas tecnologias a informação já vai chegando a todos os sitios, ainda bem que assim é. Mas é lamentavel que este Blog, ou melhor, os seus gestores, tanto critiquem e por vezes, sejamos honestos sem razão! Penso que já são criticas e "fofoquices de mais". Não seria melhor que a crítica fosse mais construtiva e apelativa? Não seria melhor que com as suas ideias e com o seu amor ao concelho, por vezes tão badalado, as criticas passassem a actos, mas de trabalho, de sugestões para a evolução de um concelho melhor? Será que o PSD na Câmara de Mação faz tudo mal? Será que fariam os Senhores Vereadores do PS melhor? Tenho algumas dúvidas! Portugal, a Europa e o mundo em geral, vivem hoje uma crise global, uma crise financeira muito grave. Não é só em Mação que há crise. Fica aqui um conselho, tentem melhorar os vossos textos, que sejam mais construtivos e não tão mal dizentes.

Anónimo disse...

Exmºs senhores, em especial o anterior "anónimo".

fofoquices? Que diabo será que a CMM, que não faz tudo mal, diga-se, , mas não faz tudo bem. Nâo Não faz.Será que dar informação é fofoquice? A crise será financeira e ou económica, mas também existe crise na informação? Porquê não informar os veraadores?
ESta moralidade cheira-me um pouco a esturro?
Quem se esconde por detrás desta falta de informação? Dúvidas? pois tenho e se fosse dito " a Aguas Centro vai fazer investimentos em tal data", era violar algum segredo?
Diz o povo que "quem esconde algo por um bom motivo não é"
Continuem por favor e deixem os velhos do restelo....
Atento