segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Homenagem às PME Excelência e às PME Líder

Proposta nº 12 dos Vereadores do PS

Reunião de Câmara de 22/12/2010

Assunto: Homenagem às empresas PME Líder / Excelência do Concelho de Mação

Proposta aprovada por unanimidade

I – Nota Introdutória

Em 2010 o IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação atribuiu o “Estatuto PME Líder” a 8 empresas do Concelho de Mação:

- António Costa Dias, Lda – Cardigos
- Distrimação - Supermercados, Lda (Ecomarché) – Mação
- João Serras - Comércio de Pneus e Combustíveis, Lda – Mação
- Leonel Lopes Silva, Lda – Azinhal
- Nívelvias, S.A – Mação (1)
- Pepe - Industrial de Carnes, Lda – Chão de Codes
- Probaixa - Produção de Produtos da Beira Baixa, Lda - Mação
- Panificadora J.C.M., Lda - Mação

(1) – A empresa não possui sede em Mação mas os accionistas são do concelho

O “Estatuto PME Líder” distingue as pequenas e médias empresas que apresentam indicadores económico-financeiros sólidos e um bom perfil de risco junto dos Bancos.

Para se ter ideia do grau de exigência que é colocado na selecção das empresas, refira-se que este ano o IAPMEI atribuiu o Estatuto apenas a cerca de 6.150 empresas, com base numa análise rigorosa levada a cabo pelos 5 maiores bancos do país.

De grande relevância é o facto de 2 destas empresas, a Distrimação (Ecomarché) e a Nívelvias, terem obtido igualmente o Estatuto PME Excelência, um galardão mais restritivo, atribuído apenas a 1.105 empresas PME Líder de topo, que apresentam indicadores económico-financeiros de elevada qualidade. Este galardão foi atribuído às empresas no passado dia 14 de Dezembro, numa cerimónia promovida pelo IAPMEI e que contou com a presença do Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento.

Num Concelho com uma dinâmica empresarial cada vez mais débil e um contexto empresarial pouco favorável, a que acresce a crise que o país atravessa, sublinhe-se a capacidade destas empresas e dos seus empresários para, não só resistirem a estes obstáculos, como ainda conseguirem alcançar um patamar de desempenho digno de registo.

No entender dos Vereadores do PS a conquista do Estatuto PME Líder por esta 8 empresas justificava que a Câmara de Mação lhes prestasse um agradecimento público, na medida em que o trabalho por elas desenvolvido contribuiu igualmente para a valorização do Concelho de Mação.


II - Proposta

Em face do exposto, os Vereadores do PS propõem que:

- A Câmara de Mação promova brevemente uma cerimónia pública, no decurso da qual enalteça as empresas distinguidas, não só pela conquista do Estatuto PME Líder, como também pelo contributo que têm vindo a dar à economia do Concelho de Mação;

- A cerimónia possa decorrer no âmbito de um seminário sobre desenvolvimento empresarial no Concelho de Mação, para a qual deveriam ser convidadas entidades ligadas ao mundo empresarial, nomeadamente o próprio IAPMEI.


Mação, 22 de Dezembro de 2010

Os Vereadores do PS
Nuno Neto
António Cardoso Lopes


Comentário:

A proposta apresentada pelos Vereadores do PS foi aprovada por unanimidade, tendo o Executivo Camarário manifestado a intenção de realizar a cerimónia de homenagem às empresas apenas no próximo mês de Julho, durante a Feira Mostra.

No entender dos Vereadores do PS faz pouco sentido realizar a cerimónia após ter decorrido metade do ano de 2011, na medida em que os Estatutos em questão reportam ao ano de 2010, tomando por base as contas de 2009 das empresas.

Além disso, em Julho de 2011 estas empresas poderão já ter o Estatuo PME Líder de 2011 atribuído ou, pelo contrário, algumas poderão não ter condições (o que esperemos que não venha a acontecer) para aceder ao mesmo.

Como tal, e dado que o IAPMEI já encerrou o processo de atribuição do Estatuto PME Excelência 2010 e vai encerrar no dia 31 de Dezembro o processo relativo ao Estatuto PME Líder 2010, os Vereadores do PS entendem que faria todo o sentido que a homenagem ocorresse no início de 2011 (no limite até ao final do 1º trimestre).

Protelar para Julho a realização da homenagem não só faz com que esta perca muito do seu sentido, como poderá originar alguma confusão.

1 comentário:

Mário Tavares Dias disse...

Salvo algum lapso, é a 1ª vez que constato haver aceitação, por parte do executivo, de uma proposta da oposição.
Prenúncio de uma mudança de atitude, de uma abertura para o diálogo, de uma procura de cooperação e entendimento?
Oxalá que assim seja!

Há que interpretar o sistema político partidário no sentido de haver uma cada vez maior cooperação entre as pessoas que compõem a Assembleia Municipal, pondo sempre o interesse público acima de qualquer outro.

Não procedendo assim, o sistema há-de falir mais dia menos dia.

É claro que a unanimidade alcançada, o foi em tema de fácil solução, embora de importância relevante.

Mas logo surge o desacordo na fixação da data da sua execução!

Enfim, analisem, dialoguem,interessem-se e decidam quais as melhores soluções que sirvam o interesse público.