quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Beneficiação dos arruamentos de Ortiga: finalmente há luz ao fundo do túnel

Desde há vários anos que a população da Ortiga e a sua Junta de Freguesia reclamam a beneficiação dos arruamentos da povoação, em virtude deles se encontrarem em mau estado de conservação.

Finalmente, parece haver luz ao fundo do túnel: acaba de lançar o concurso público da obra, o qual foi publicado no Diário da República do dia 31 de Agosto.

Saúde-se a iniciativa do Executivo Camarário, que apenas peca por tardia. Há muito que as gentes da Ortiga mereciam ruas “novas”.

O Executivo Camarário que agora decidiu avançar com a obra foi o mesmo que, em Dezembro último, aquando da discussão e votação do Orçamento e do Plano de Investimentos para 2010, reprovou uma proposta apresentada pelos Vereadores do PS no sentido de que fossem reparados no corrente ano os arruamentos de várias localidades, entre as quais os de Ortiga.

Na altura o Executivo Camarário chumbou a proposta socialista com o argumento de que ela era demagógica e incomportável para os cofres camarários. Pelo que se agora constata, o seu problema era apenas um: aprovar uma proposta da oposição que propunha melhoria das condições de vida da população de algumas localidades do concelho.

O valor do preço base do concurso agora lançado é de € 151.950,55. Um valor que está dentro da estimativa de preço que os Vereadores do PS apresentaram na altura. E por este valor também se percebe que a proposta apresentada nada tinha de demagógica ou de incomportável para os cofres da Câmara.

Seria perfeitamente exequível o Executivo Camarário avançar com a beneficiação dos arruamentos de outras localidades do concelho, para além da Ortiga. Bastaria apenas que reduzisse para um patamar mais aceitável o nível das despesas correntes camarárias.

Mas como não o faz, quem paga são as populações, que desesperam pelo arranjo das suas ruas.

Nota Final:

A reparação dos arruamentos da Ortiga não custa milhões de euros ou largas centenas de milhares de euros. O seu custo será menos de € 150.000 (30.000 contos).

Perante uma verba que não se pode considerar significativa, custa a perceber como é que o Executivo Camarário castigou durante vários anos a população da Ortiga com ruas em tão mau estado de conservação.

Sem comentários: