sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Espelho meu, espelho meu, algum autarca é mais amigo do que eu?

Com alguma frequência os Vereados do PS ouvem os membros do Executivo Camarário elogiarem a actuação da Câmara de Mação em matéria de acção e apoio social, chegando estes a afirmar que ela é uma referência a nível nacional.

É um facto que a Câmara de Mação tem tido um desempenho globalmente positivo nestes domínios, ainda que, nalguns apoios prestados, os critérios de atribuição não sejam os mais adequados.

Mas parece despropositado o Executivo Camarário considerar a Câmara de Mação uma referência a nível nacional, porque existem muitas outras autarquias a desenvolver uma actuação tão ou mais meritória no apoio às famílias e aos munícipes.

Uma boa prova do que afirmamos é esta: ainda recentemente o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) divulgou as 35 autarquias que irá distinguir com o prémio “Autarquia + Familiarmente Responsável 2012”. São elas:

A distinção que a OAFR irá atribuir no próximo dia 24 de Outubro resulta de um inquérito realizado a nível nacional, ao qual responderam 103 autarquias, e onde foram analisadas as políticas de família dos municípios em dez áreas de actuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; e outras iniciativas. Foram ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e Família.

É um facto que a OAFR analisou apenas um terço das autarquias do país. Mas destas considerou existirem 35 que mereciam ser premiadas pela sua actuação no apoio às famílias e aos munícipes.

A atribuição do prémio a estas autarquias vem demonstrar que, ao contrário do que o Executivo Camarário quer fazer crer, em matéria de boas práticas na área da acção e do apoio social, já são muitas as que se destacam.


Comentários:

1) Surpreende que a Câmara de Mação não tenha participado no inquérito, através do qual poderia dar a conhecer o trabalho que tem vindo a realizar. E ficaríamos satisfeitos se conseguisse alcançar um lugar de relevo;

2) Quando o Executivo Camarário olha para o seu “pequeno céu” e esquece o “imenso mar” que existe para além do nosso Concelho, e o muito que por lá se faz, faz-nos lembrar a velha história da “rã no fundo do poço”.

2 comentários:

Anónimo disse...

São sempre bons em tudo mas Mação cada vez está pior. A única coisa que avança são os interesses instalados de alguns.

Anónimo disse...

Em tudo não, mas em por os seus interesses eleitorais à frente dos interesses do concelho sim!