terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O desemprego em Mação – Dezembro de 2011

O ano de 2011 terminou com a existência de 259 inscritos nos Centros de Emprego pertencentes ao Concelho de Mação.

Comparativamente a Dezembro de 2010, o número de inscritos duplicou, passando de 129 para os referidos 259.
O número alcançado começa a ser francamente preocupante. E mais preocupante se torna pelo facto desse número se ter acentuado significativamente nos últimos meses. No último trimestre do ano registou-se um aumento de 68 inscritos, superior ao aumento que se tinha registado nos primeiros nove meses do ano.

Dos 259 desempregados inscritos no IEFP:

- 147 eram homens e 112 mulheres;

- 235 procuravam um novo emprego e apenas 24 estavam na situação de procura do 1º emprego;

- 42 possuíam menos de 25 anos; 61 de 25 a 44 anos; 102 de 35 a 64 anos; 54 possuíam 55 ou mais anos.

Tal como nos meses anteriores, em Dezembro passado a oferta de emprego continuou praticamente inexistente, tendo-se registado apenas 1.

Com a recessão prevista para o corrente ano, é bem provável que a situação venha ainda a agravar-se significativamente, facto que a acontecer, irá gerar problemas sociais muito preocupantes no Concelho.

Numa situação destas o apoio social impõe-se. Esperemos é que, perante a dimensão e a gravidade do problema, exista capacidade de resposta.


Nota:

As análises que são feitas neste Blog sobre o desemprego em Mação têm por base as estatísticas produzidas pelo IEFP relativamente aos desempregados inscritos nos Centros de Emprego.

Como tal, elas poderão não traduzir a realidade com rigor, uma vez que, por exemplo, poderão existir (e existirão certamente) desempregados que, por qualquer razão, não se encontram inscritos nos Centros de Emprego.

Mas como as estatísticas sobre os inscritos nos Centros de Emprego disponibilizadas pelo IEFP são as únicas disponibilizadas por Concelho (pelo menos que sejam do nosso conhecimento), entendemos que se justifica a sua utilização, ainda que elas possam, efectivamente, não dar uma imagem rigorosa da realidade.

Mesmo com esta limitação, elas serão, por certo, um bom indicador.

Sem comentários: