quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O desemprego em Mação – Agosto de 2011

De acordo com dados do IEFP, o desemprego no Concelho de Mação sofreu uma melhoria no mês de Agosto.

No final do mês em referência o Concelho de Mação registava 172 desempregados (inscritos nos Centros de Emprego), o que traduz uma redução de 24 desempregados relativamente aos 196 registados no mês de Julho.

Dos 172 desempregados inscritos no IEFP, 88 eram homens e 84 mulheres. Do total, 159 procuravam um novo emprego e apenas 13 estavam na situação de procura do 1º emprego.

Negativo, embora não surpreendente, é o facto de, durante o mês em análise, apenas ter havido uma oferta de emprego.

Seria excelente que a descida registada em Agosto não fosse apenas pontual. Veremos o que nos reserva os próximos meses.


Nota:

As análises que são feitas neste Blog sobre o desemprego em Mação têm por base as estatísticas produzidas pelo IEFP relativamente aos desempregados inscritos nos Centros de Emprego.

Como tal, elas poderão não traduzir a realidade com rigor, uma vez que, por exemplo, poderão existir (e existirão certamente) desempregados que, por qualquer razão, não se encontram inscritos nos Centros de Emprego.

Mas como as estatísticas sobre os inscritos nos Centros de Emprego disponibilizadas pelo IEFP são as únicas disponíveis de forma regular (pelo menos que sejam do nosso conhecimento), entendemos que se justifica a sua utilização, ainda que elas possam, efectivamente, não dar uma imagem rigorosa da realidade.

Mesmo com esta limitação, elas serão, por certo, um bom indicador.

2 comentários:

Anónimo disse...

Se calhar há tanto desemprego no concelho,porque há pessoas que têm 2 empregos sem sequer fazer sentido! Não vamos entrar pelo campo do que fazem,porque aí se calhar nem 1 mereciam! Acho que se deviam debruçar sobre este assunto e aprofundar a questão,quem sabe para dar oportunidades a outros que não as têm por causa disto.

Anónimo disse...

Quantas pessoas colocam a trabalhar em Mação que não residem cá, que nem são de cá? Tiram as oportunidades aos outros. E aqueles que são de cá e querem lá saber de Mação senão para ganhar dinheiro... Vão viver para fora!! São-lhes dadas as oportunidades e vão gastar o dinheiro para outros concelhos vizinhos, ainda por cima deixam de votar em Mação! Assim perdem votos! Mas continuam a apostar nessas pessoas, quando vão havendo outras de cá, à espera de uma oportunidade!!!