quarta-feira, 2 de junho de 2010

Quem gasta mal, falta-lhe para o essencial

O provérbio “quem gasta mal, falta-lhe para o essencial”, que suporta o título deste artigo, é de compreensão e aceitação unânime.

Se, por exemplo, um agregado familiar com escasso rendimento, a partir do qual terá de suportar todas as despesas (pagamento da renda, água, electricidade, alimentação, despesas com educação dos filhos, etc.) fizer uma má gestão do mesmo, comprando um carro, uma casa, ou outros bens supérfluos, acima das suas possibilidades, certamente que lhe faltará dinheiro para o essencial.

Isto passa-se em qualquer tipo de gestão: numa casa, numa empresa, numa câmara, etc. E, infelizmente, é o que se tem passado na Câmara de Mação.

Vejamos o que aconteceu com a compra de terrenos para ampliação da Zona Industrial das Lamas (ZIL), de que aqui demos conhecimento anteriormente.

A Câmara adquiriu terrenos pagando mais € 190.000 (38.000 contos) que o valor da sua avaliação, efectuada por um avaliador por si recrutado e pago, quando tinha possibilidade de os adquirir pelo justo valor, recorrendo, se necessário, à expropriação.

Não o fez, e, com isso, prejudicou outros investimentos no concelho.

Tomando como base o valor da empreitada de repavimentação da estrada do Penhascoso / Queixoperra / Limite do concelho, conclui-se que os cerca de € 190.000 (38.000 contos), pagos a mais pelos terrenos para ampliação da ZIL, dariam para repavimentar aproximadamente 8 Kms de estrada municipal.

Ou seja, o valor em questão daria para repavimentar, pelo menos, a estrada "Ortiga (Nó A23) / Monte Penedo / EN3" e a estrada "Avessada / Carrascal".


O pior é que isto é apenas uma pequena parte dos elevados desperdícios (maus gastos) em que, ano após ano, se vem traduzindo a actividade da Câmara.

Será que ninguém questiona isto?

1 comentário:

Anónimo disse...

Pergunto eu: Será que estes senhores que aqui escrevem sabem o que significa EN, ao nível de manutenção? Ou o que significa e implica expropriação?
E porque têm medo de assinar os artigos? Visto no Voz da Minha Terra o ataque estar lá assinado...
Gostei imenso da foto do passeio de avós e netos, estavam lá tantos... participantes!
Em vez de só criticarem o trabalho dos outros, pensem em primeiro fazer o vosso...
E claro já sei que este comentário é mais outro que não vai ser aceite!