segunda-feira, 25 de outubro de 2010

De acordo com o Presidente da República

“A verdade é geradora de confiança, induz comportamentos por parte dos cidadãos que ajudam a resolver os problemas. Um cidadão mal informado toma decisões erradas, para si e para o país. Por isso os economistas dizem que a informação é um bem público, que deve ser fornecido nas quantidades possíveis aos cidadãos para que eles possam decidir bem.”

Cavaco Silva – Entrevista ao Jornal Expresso de 23 de Outubro

Estamos em total sintonia com a posição de Cavaco Silva sobre a importância da informação e de manter os cidadãos informados.

Por isso, neste Blog e no Boletim Mação 2013, temos procurado “abrir as portas” da Câmara de Mação aos munícipes, trazendo até eles informação a que, se não fosse por estas vias, muito provavelmente não teriam acesso.

Igual entendimento parece não ter o Executivo Camarário dado que, por sua livre iniciativa, pouco ou nenhuma informação sai dos Paços do Concelho para o domínio público, à excepção daquela que a lei obriga. Um pequeno exemplo desta política opaca: divulga as obras realizadas mas omite o que custaram.

No sentido de alterar esta situação, os Vereadores do PS apresentaram numa reunião de Câmara realizada no passado mês de Março uma proposta no sentido de:

- A Câmara Municipal passar a divulgar publicamente, relativamente a cada obra que realize, o respectivo custo e a entidade responsável pela sua execução;

- Essa divulgação ser feita no local cada obra, através de placa(s) específica(s) para o efeito, de bem como nas instalações da Câmara Municipal, no Site público e no Boletim Municipal.

O Executivo Camarário pura e simplesmente recusou a proposta. Será que os seus membros comungam da ideia segundo a qual a forma mais fácil de governar um povo é mantê-lo na ignorância?

Porventura alguns não valorizam a informação que lhe é disponibilizada. Estão no seu direito. Mas isso não nos afasta do caminho que fazemos questão de trilhar, com o objectivo de tornar a governação do concelho mais aberta e transparente para os munícipes.

Sem comentários: