sexta-feira, 4 de maio de 2012

Resumo do Proder nos concelhos do Pinhal Interior Sul

No post publicado ontem divulgámos o lançamento pela Pinhal Maior de uma nova fase de candidaturas a 5 Acções do Subprograma “Dinamização das Zonas Rurais” do PRODER – Programa de Desenvolvimento Regional.

Retomamos agora o assunto para, com base em informação que se encontra disponível no Site do PRODER, divulgar o número de projectos de investimento aprovados nos 5 concelhos do Pinhal Interior Sul em anteriores fases de candidatura (2010 e 2011).

Até à data foram aprovadas 43 projectos nos 5 concelhos, das quais apenas 6 localizados em Mação. Este número coloca o nosso Concelho bem afastado dos concelhos de Proença-a-Nova e da Sertã, que apresentam, respectivamente, 14 e 13 projectos aprovados. Pior que nós apenas Vila de Rei com 3 projectos.

A disparidade de Mação face a Proença-a-Nova (um concelho com dimensão semelhante ao nosso) ainda se acentua mais se considerarmos que todos os 14 projectos deste concelho são de âmbito empresarial, ao contrário do que acontece em Mação, em que apenas 4 se situam nesse âmbito. Os outros 2 projectos aprovados têm uma natureza marcadamente social e foram promovidos pela Santa Casa da Misericórdia de Mação e pelo Centro Social de São João Baptista do Carvoeiro.

A maior ou menor dinâmica empresarial de um concelho não pode ser medida, como é óbvio, apenas em função de candidaturas aprovadas a sistemas de incentivos. Mas estes números reforçam a ideia, que frequentemente temos apontado, que a dinâmica empresarial em Mação é reduzida e está aquém daquela que outros concelhos limítrofes apresentam.

Defender que tem sido feito tudo o que é possível fazer e endereçar as responsabilidades pelos fracos resultados alcançados para a crise que o país vive pode aliviar a consciência de alguns e convencer outros. Mas isso não é o melhor caminho para o futuro do Concelho.

Sem comentários: