segunda-feira, 21 de maio de 2012

Quando o atraso é a imagem de marca

Número após número, a Agenda “Animação” mantem a imagem de marca a que já nos habituou: ser distribuída com um atraso mínimo de 15 dias sobre o início do 1º mês a que diz respeito. Como aconteceu novamente este mês.

Numa reunião de Câmara de 28 de Março o Vereador Vasco Estrela justificou o atraso da “Animação” relativa aos meses de Março / Abril, com um problema ocorrido na gráfica:

“O Sr. Vereador Vasco Estrela informou que a Agenda Cultural deste mês chegou a casa dos Munícipes com bastante atraso devido a dificuldades de produção da empresa responsável. Refere ainda que esta situação não deverá repetir-se e, apesar da Câmara ter sido alheia ao problema, a mesma é responsável pelo assunto e por isso tudo fará para que uma situação semelhante não se repita.”

Pelos vistos, ao contrário do referido pelo Vereador Vasco Estrela, logo na Agenda seguinte a Câmara não fez tudo para que a situação não repetisse. Ou, se fez, o resultado foi igual ao de tantas outras vezes que a mesma saiu atrasada.


É aceitável que, pontualmente, possa ocorrer um atraso devido a um problema na concepção, na produção ou na distribuição da Agenda. Mas, já não é de todo aceitável que os atrasos ocorram por sistema. E que, quando a ela chega aos munícipes, parte dos eventos que se pretende divulgar já tenham ocorrido.

Nos moldes em que a distribuição da “Animação” é feita, ela representa apenas “dinheiro deitado à rua”. Concretamente, e tomando por base o ajuste directo realizado o ano passado para a sua produção, € 6.000 (+ IVA) por ano.

Ainda que não ocorressem atrasos na sua distribuição da Agenda, o Executivo Camarário deveria equacionar seriamente a manutenção da sua publicação. Porque não parece que ela dê um contributo significativo para a divulgação das iniciativas que vão sendo realizadas no Concelho.

8 comentários:

Anónimo disse...

É muito triste ver deitar dinheiro para a rua desta forma.

Anónimo disse...

Isto é o mesmo que enviar um postal de boas festas a alguém em meados de janeiro. Irra que não há pachorra para tanta falta de capacidade. Povo de Mação, abram os olhos!

Anónimo disse...

SENDO VERDADE, DESTA VEZ CHEGOU COM 7 DIAS DE ATRASO, E "APENAS" COM UMA ACTIVIDADE PASSADA. PARA AQUELES QUE ESTÃO FORA DE MAÇÃO, COMO OS SRS VEREADORES DO PS, É MAIS COMPLICADO, DEVIDO AOS CORREIOS...
A SITUAÇÃO NÃO SE PODE REPETIR, COMO JÁ ASSUMIU O EXECUTIVO QUE, COM GRANDE OMBRIDADE, CHAMOU A ATENÇÃO PARA O ASSUNTO, QUANDO PODIAM FICAR CALADOS...SE ASSUMEM AS COISAS É UM PROBLEMA, SE NÃO ASSUMEM...ALÉM DISSO ESTE BLOG TEM UMA ATRACÇÃO PARA ESTA QUESTÃO E PARA A EMPRESA EM CAUSA QUE CHEGA A SER DOENTIO

Lady Rose disse...

Estes atrasos não são aceitáveis...

Anónimo disse...

Sr anónimo, a questão é que não devia chegar com nenhum atraso e com nenhuma actividade passada. Já tomou consciência do que disse? "Desta vez, chegou com 7 dias de atraso...". Exactamente, DESTA VEZ. E das outras? Não se pode andar sempre andar a cometer os mesmos erros. Se eles são cometidos vezes e vezes sem conta então é porque secalhar não há muita vontade de os corrigir, provavelmente porque até sabem que terão sempre as costas quentes de muitos munícipes, que os defendem com unhas e dentes. Até podemos ser PS ou PSD, mas o que não podemos ser é parvos. Devemos exigir que as coisas sejam bem feitas. E neste caso, dê por onde der, não foram. Por isso só temos é que exigir aquilo a que temos direito!

Mação 2013 disse...

Bom Dia,

Relativamente ao comentário publicado ontem por um Anónimo às 23h04, entendemos tecer as seguinte considerações:

1) O atraso da Animação não é uma situação pontual mas sim recorrente, daí que já por algumas vezes o tenhamos abordado abordado. Se o “Anónimo” não se incomoda com os atrasos sucessivos, sejam eles de uma semana, duas semanas ou mais, está no seu direito. Pela nossa parte vemos uma Agenda como uma publicação que deve sair antes de se iniciar o período a que respeita. Ou então, deixa de ser uma agenda…

2) Se desta vez resolvemos pegar no assunto, também se deveu ao facto de muito recentemente, como referimos no post, o Vereador Vasco Estrela se ter “penitenciado” pelo atraso da última Agenda e ter referido que iriam ser feitos todos os esforços para que o atraso não voltasse a repetir-se. Infelizmente repetiu-se…Assim, se há alguma coisa de “doentio” nesta questão, são os sucessivos atrasos da Animação.

3) O Blog Mação 2013 também não tem qualquer atracção pela empresa em causa. E, muito menos a responsabiliza pelos sucessivos atrasos da Animação. Sendo esta situação recorrente a responsabilidade só pode ser assacada à Câmara de Mação e a quem a dirige por permitir estes atrasos, sejam eles da sua directa responsabilidade ou não.

4) Por último, importa dizer que há gente sempre disponível para “comer a comida que lhe colocam à frente”, seja ela requentada ou venha atrasada. Outros, pelo contrário, só comem o que acham que devem comer. Enfim, são feitios…

Anónimo disse...

Os atrasos só podem ter duas origens, na elaboração das notícias (C.M.Mação) ou na produção gráfica (Brizida & Brizida Lda.) se for problema da gráfica resolvam o contrato,não sendo acelerem os funcionários (coça a micose)estes atrasos é que não se justificam é realmente deitar dinheiro à rua e este cada vez abunda menos.

rzs disse...

Se fosse caso impar,nada que uma desculpa não fosse suficiente. Sendo pratica recorrente, e se existem prazos a cumprir, e sabendo a exigencia dos mercados; a concorrencia feroz.
Das duas uma:laços de amizade,ou pura e simplesmente é o deixa andar.
Doa a quem doer MAÇÃO está em primeiro.MAÇÃO não é de 6 ou 7 pessoas.
MAÇÃO é nosso !