quinta-feira, 15 de março de 2012

Apoio à Festa de Santa Maria

Na reunião de Câmara da passada 4ª Feira o Executivo Camarário aprovou, tal como em anos anteriores, a atribuição de um subsídio extraordinário à Associação organizadora da Festa de Santa Maria de 2012.

Este subsídio, no valor de € 3.750, destina-se a fazer face às despesas relacionadas com a realização da mesma.

Este ano a organização está a cargo dos Bombeiros Voluntários de Mação. Depois de terem estado arredados da organização dos festejos durante uns anos, os “soldados da paz” do nosso Concelho mostraram este ano disponibilidade para o efeito, facto que se regista com agrado. Quanto mais gente existir com disponibilidade para se envolver em iniciativas, mais fácil se torna realizá-las e maior dinamismo terá o Concelho.

O Vereador do PS presente na reunião (Nuno Neto) votou contra a atribuição do referido subsídio por uma questão de justiça para com as restantes Associações do Concelho que também organizam as suas Festas de Verão e apenas recebem uma verba simbólica de € 150.

O Executivo Camarário utiliza vários argumentos para defender a sua posição: a Festa de Santa Maria é a “festa da sede do Concelho”; é raro o ano que não chove ou o tempo está frio no fim-de-semana da Festa, facto que condiciona os seus resultados financeiros; se não atribuir o subsídio, as Associações não estão disponíveis para organizar a Festa; as Associações que organizam a Festa de Santa Maria são distintas e têm objectivos distintos das “associações de aldeia”; na vila as pessoas não apoiam a Festa (com trabalho e/ou dinheiro) como fazem nas aldeias.

Para resolver estes problemas, o Executivo Camarário atribui um generoso subsídio à Associação que organiza a Festa, única forma de, no seu entender, assegurar a sua realização.

Como já se referiu, a atribuição deste subsídio representa uma grande injustiça para com as restantes Associações do Concelho que organizam festas e para com os que dão o melhor do seu esforço, não raras as vezes com prejuízo da sua vida pessoal e profissional, para não deixar morrer a festa nas suas terras.

Além disso, ao proceder desta forma, o Executivo Camarário premeia o comodismo, em vez de premiar o esforço e a dedicação. Se a Câmara paga, porque haverão as pessoas de colaborar?

Aceita-se que a Câmara preste algum apoio logístico à organização da Festa de Santa Maria, na medida em que não existe na vila um espaço e instalações preparadas de raiz para este tipo de evento. Embora, verdade seja dita, até esse apoio possa ser questionado, na medida em que existem outras localidades que se defrontam com o mesmo problema. Por exemplo, a Ortiga e o Chão de Lopes também precisam de “montar a tenda”. E, no caso do Pereiro, embora disponha de espaço e instalações, os seus habitantes despendem uma semana a enfeitar as ruas da aldeia.

Deseja-se o maior sucesso para a Festa de Santa Maria, como se deseja para todas as Festas que se realizam no Concelho. Mas, pelas razões apontadas anteriormente, não se concorda com a subsidiação da Festa da vila.

Nota Final: na reunião de 4ª Feira não esteve presente o Vereador do PS António Cardoso Lopes que, no entanto, comunga por inteiro do entendimento expresso neste post.

20 comentários:

Anónimo disse...

Quanto custa a publicidade ao Festival da Lampreia no Correio da Manhã?

Carlos Carias disse...

Quando o Sr. Vereador Nuno Neto precisar de uma ambulância para ir ao hospital, a quem vai recorrer? e ainda o Sr. Vereador pensa que fez uma grande coisa, ou este sr. acha que os bombeiros gozam de boa saúde financeira ou então não sei o que anda a fazer nos meses de verão, concordo com essa ajuda e sempre que posso ajudo também no natal do bombeiro, estes homens e mulheres merecem o nosso apoio, quem não o merece é o PS e especialmente o Sr. Nuno Neto, mais valia estar calado a dizer barbaridades.

Lady Rose disse...

O Sr Carlos Carias gosta de misturar as coisas e dar ares de quem sabe muito e mandar uns bitaites para o ar. Estamos a falar da organização de uma festa, não de apoiar os bombeiros. São dois assuntos distintos. Este ano são os bombeiros a organizar, noutros anos não foram. O que se discute aqui é a verba disponibilizada para o desenvolvimento das festas de santa maria, verba essa que não é igual para todas as festas. Ninguem põe em causa se se ajuda ou não os bombeiros a o seu importante papel. Se o sr Carlos Carias soubesse ler com atenção poupava-nos a todos ter de ler os seus disparates. Mas não é de estranhar, já nos habituou ao facto de ter "vista curta".

Anónimo disse...

Óh Carias, nunca percebes nada do que o Nuno Neto escreve. Ainda por cima agora fecharam as novas oportunidades em Mação, já não vais a tempo...

Anónimo disse...

A questão é, quem organiza a festa do Pereiro, Chão de Codes, Lopes, etc etc, quais são os seus objectivos enquanto associações, quais são os seus fundos, quanto recebem anualmente da CMM e a que se destina.

A festa de sta Maria não é organizada pela mesma associação todos os anos, dependo da vontade das outras, as associações que costumam organizar esta festa não são organizações de "festa" de modo que o que recebem anualmente do executivo é para outras coisas e devem ser suportados para realizarem um evento destes, porém estes valores têm de começar a ser repensados.

Anónimo disse...

Mação é a vila e o resto é paisagem. Os desgraçados nas aldeias fossam para conseguir fazer a festa e para que ela dê lucro. Os da vila são gente fina que não querem ter trabalho nem ajudar.

Anónimo disse...

Na minha opinião as festas deveriam ser todas iguais, sem discriminação. Não deveria ser necessário uma maquia de quase 4 mil euros para entusiasmar as pessoas a organizarem uma festa. As outras têm que se revesar com o que lhes é dado, e com a festa de Santa Maria deveria passar-se o mesmo. Até porque nem é das festasmais chamativas do concelho...

rzs disse...

sr. carias muito boa noite, e já agora manifestar o meu agrado por mais um excelente comentário de sua parte.já agora tenho a recordar que no fim de decada de 80, principios da decada de 90, as ruas da vila de mãção eram enfeitadas, pelas pessoas que nelas habitavam, isso já a muitos anos não aconteçe,os maçaenses não fazem nada pela sua festa.
a festa só se faz porque a camara apoia com dinheiro, e mão de obra, e as associações como os bombeiros, adm, filarmonica, etc, etc, que todo o respeito merecem, não fazem mais nada do que a obrigação delas,para ganhar algum extra que vai aliviar as suas finanças.

Anónimo disse...

O Drº Nuno Neto deve é querer mais dinheiro para o Pereiro e Mação que se lixe.

Anónimo disse...

Sim, claro... Nota-se claramente que Mação é quem fica "lixado". Oh por favor, façam comentários com o mínimo de inteligência. Comentários como este, sem qualquer estrutura, só pode vir de alguém a quem apetece abrir a boca mas não sabe o que dizer. E depois dá nisto. Orá puxem lá pela cabecinha, ler com atenção também não custa nada, e depois sim, opinem com alguma decência.

Anónimo disse...

A verdade deve ser dita , isto é discriminação pura e dura.Doa a quem doer os maçanicos a partir da altura que a câmara começou a chegar-se á frente com a massa, deixaram o seu antigo bairrismo (.. sim porque já o houve)de lado, e assistem impávidos e serenos a ver a labuta das outras aldeias em prol da sua festa para ter algumas migalhas no final.
Nas festas de Mação as várias organizações vendem as senhas e abrem as caricas o resto a câmara faz.
Não reconhecer esta discriminação é andar distraído.

Anónimo disse...

Festas!! piroseiras de verão onde se podem ouvir cover's de musica pimba, pelo menos no meu tempo ouviam-se cover's mas de boa musica, Doors, Santana, etc. à parte a qualidade da Musica, o que eu mais gosto é de ouvir a justificação de quem gosta, dizendo, "lá encontramos pessoas que já não vemos há muito tempo etc.falamos um bocado e tal", mas o facto é que têem de berrar, e bem, para se ouvirem, porque nesta lógica terceiromundista a musica ouve-se a kilómetros.

Anónimo disse...

Pergunto.
O que tem a ver este ultimo comentário como tema?
(Apoio pela câmara á festa de Mação).
Isto é fugir ás questões

CARLOS CARIAS disse...

Será que as pessoas não entendem o caracter da festa do concelho, cujo apoio tem de ser evidente e forte, principalmente dado o caracter que se reveste, não só por ser a sede de concelho como também o apoiar as organizações que irão beneficiar com a organização do evento, ou queremos comparar a sede de concelho com uma aldeia, pelo amor da santa, se querem criticar força mas tenham a noção da decência.
Quanto a perceber o que o Dr Nuno Neto escreve, percebi muito bem, quanto ás novas oportunidades, espero que façam para a educação que é coisa que alguns anónimos não teem, ou será que para se comentar tem que se dizer bem, caso contrário somos burros e analfabetos, atenção porque o que considerava os portugueses assim está em Paris, já não está em Portugal.

Lady Rose disse...

Há festas de aldeias que trazem mais ao concelho do que a festa de Santa Maria. Essa festa tem mais nome do que proveito.

Anónimo disse...

Convém reafirmar que não estão em causa as ajudas da câmara.
A ajuda a estas instituições deve ser efectuada de uma forma direta e não subsidiada para ajudar a organizar a festa.
O grande problema,é que não sendo desta forma e devido á falta de bairrismo á largos anos evidente nas gentes da vila,(há excepções)possivemente não haveria festa. E isso era uma vergonha até para a própria câmara.Custa não custa.?mas tem que ser dito.

Associação Cultural e Recreativa de Rosmaninhal de Mação disse...

Lady Rose, essa contaram só para si, pode dar o nome da terra que leva mais gente que a de Sta. Maria!?, não tou a ver nenhuma aldeia com esse arcaboiço e posso dizer que já corri todas as festas das aldeias do concelho de Mação, em termos de freguesias, também não estou a ver nenhuma pontualmente Penhascoso e Ortiga, mas para quem pensa que a sede do concelho deve ter o mesmo tratamento que uma aldeia, penso que estamos conversados, a não ser que se queira colocar em pé de igualdade uma determinada aldeia, mas nem assim.

rzs disse...

sr. carlos carias as pessoas das aldeias têm que dispender do seu tempo, dinheiro em prol das suas pacatas e trabalhosas associações, e serem brindadas com os trocos que a camara dá.
os srs. por serem de mação tem que ter mais verba e a camara a trabalhar para elas.
sr carlos carias, porque que voçê não encabeça um grupo par fazer a festa de MAçÂO.

Anónimo disse...

O que vejo é que todas as terras se esforçam por levar por diante a sua festa, todas as terras têm orgulho no trabalho que têm para tal. E não acho justo, nem vejo razão para que a verba disponibilizada para a festa de Santa Maria seja tão exorbitante. Em todos os outros sítios há boa gente disponível (mesmo que sejam poucos) para realizar a sua festa, e em Mação não há porquê?? E não venham dizer que Mação por ser concelho deve ser distinguido. Se querem montar um festa, então montem mas com a mão-de-obra do pessoal, como em toda a parte! As festas de verão não deveriam ser encaradas como um negócio.

carlos carias disse...

Apesar de estar longe apoio a festa da minha aldeia ROSMANINHAL para os amigos ROMA, á décadas que fazemos a festa de verão e pelo 25 de Abril(religiosa)nunca dependemos da CMM para a fazer, apesar de agradecermos todo o apoio que nos teem dado, com a referida verba, e com a limpeza das ruas por essa altura de uma forma mais evidente, os fundos conseguidos com a realização da festa tem servido para realizar alguns melhoramentos, capela, sede da ACRR, recinto da festa, Memorial de Sº Marcos entre outros sem lamentar e depender de quem quer que seja para poder dizer que nos orgulhamos de ser do ROMA, e termos uma aldeia que muito nos orgulha.