domingo, 11 de julho de 2010

Feira Mostra: podia e devia fazer-se melhor

Decorreu no fim-de-semana de 2, 3 e 4 de Julho mais uma edição da Feira Mostra de Mação, a qual, pode dizer-se, que não trouxe nada de novo relativamente às anteriores.

Esta 17ª edição foi igual à 16ª, que por sua vez em nada diferiu da 15ª, e por aí fora. Encontramos sempre a Feira com mesma disposição no espaço, os mesmos stands, o mesmo comboio a percorrer a vila, o mesmo tipo de espectáculo musical, o mesmo fogo-de-artifício.

Ano após ano, a Feira Mostra não apresenta nada de inovador, alguma coisa que consiga surpreender pela positiva aqueles que a visitam.


Podia e devia fazer-se melhor, mas não é esse o entendimento do Executivo Camarário. E como para os seus membros a maioria lhe dá sempre razão…

Com o mesmo orçamento não era difícil fazer coisas diferentes que, não só criariam nos visitantes a sensação de novidade, como ajudariam a Feira Mostra a crescer e os restaurantes e stands que nela participam a retirar maiores proveitos.


Como se isto não baste, cometem-se erros crassos:

1) Porquê “atirar” as bandas de rock para uma noite de 5ª Feira, sabendo-se de antemão que elas iriam tocar “pró boneco”? Não fazia mais sentido colocá-las a actuar nas noites de 6ª Feira e / ou de Sábado, depois de terminado o espectáculo musical? Era melhor para a Feira que prolongava a animação pela noite dentro, era melhor para os “putos do rock”, que contavam com a presença de público e era melhor para os stands e para a área de restauração porque poderiam fazer mais negócio.

2) Porquê continuar a dispor a área da restauração de “costas viradas” para a zona onde decorrem os espectáculos musicais? Não seria preferível dispô-la de forma a permitir que as pessoas pudessem assistir aos espectáculos sentadas, enquanto bebiam uma cerveja ou uma água? Não só se tornava mais cómodo para alguns, como permitia às associações aumentar o seu negócio.


3) Porquê colocar as marchas a actuar às 17 horas, sob um sol abrasador e com pouco público a assistir? É um facto que ninguém podia adivinhar que iriam estar quase 40 graus. Mas ainda que a temperatura não fosse tão alta, faz sentido fazer desfilar numa tarde quente de Verão umas dezenas de pessoas, muitas delas crianças, jovens e alguns “já entrados” na idade? E ainda pior estiveram os músicos, parados em cima de um palco sem quaisquer condições, a aguentar aquele calor abrasador.

4) Porquê não introduzir na Feira novos espectáculos, em vez de se apostar sempre no mesmo tipo de espectáculo musical. Entre tanta variedade de espectáculos de qualidade que por aí existe, não seria difícil escolher.

5) Porquê não ter sido feita a divulgação da Feira Mostra em muitas aldeias do concelho, ao invés do que aconteceu na vila, local que menos precisava e que foi inundado de propaganda?

6) Estamos em pleno Verão. E, por sinal, no fim-de-semana da Feira Mostra o calor apertou. Mas, paredes meias com a Feira, as piscinas descobertas ainda continuavam encerradas. Como se explica que, no fim-de-semana de Verão em que se regista um maior afluxo de gente a Mação, isto aconteça? Que sentido faz programar a abertura das piscinas para depois da Feira?


Mesmo sem grande acréscimo de meios, não era difícil fazer uma Feira Mostra melhor. Difícil é, isso sim, entender o modo de pensar e de actuar dos nossos governantes municipais.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nº1- Concordo
Nº2- Discordo, acho que há mais associações que também merecem a sua parte do bolo, e não a podem ganhar em jantares, não as devemos menosprezar, tendo até elas sido alvo de fotocopianço de senhas por parte de elementos ligados ao PS
Nº3- Discordo, a que horas se poderia fazer um evento que não dura 5minutos e que vai atrasar o trânsito que existe sempre nas ruas de Mação nesta altura?
Nº4 Meio termo, estamos em Mação onde o novo é mau e de difícil aceitação, não estamos numa altura em que se possa correr grandes riscos
Nº5 admito falta de conhecimento nessa área, mas também sei que não me senti inundado...
Nº6 Discordo, pela simples razão da piscina Municipal não ser um poço de condições, e por ir tirar força às actividades que decorrem à mesma hora de funcionamento da piscina, não deixando haver grande afluência a nenhuma das partes...

Agradecido pela atenção
Cumprimentos a todos