terça-feira, 3 de setembro de 2013

Nem tudo é “verde horizonte” no nosso Concelho

As fotos seguintes, tiradas recentemente num local situado cerca de 50 metros abaixo da ponte do Carvoeiro, são bem elucidativas do estado de poluição calamitoso em que se encontra a Ribeira do Carvoeiro, uma das mais bonitas do Concelho.






Na origem deste grave problema ambiental está o facto dos esgotos do Carvoeiro desaguarem na ribeira sem o adequado tratamento prévio.

Com o objectivo de resolver os problemas de água e tratamento de esgotos que existiam no Concelho, há cerca de 5 anos a Câmara de Mação aderiu às “Águas do Centro”.

Infelizmente, decorrido este tempo todo, em matéria de tratamento de esgotos pouco ou nada foi feito, pelo que a Ribeira do Carvoeiro e outras linhas de água do Concelho se mantêm bastante poluídas.

Não obstante pouco ou nada ter sido feito, desde Março de 2010 que a Câmara de Mação aplica, aos consumidores residentes em locais onde existe rede de esgotos, uma tarifa de recolha de águas residuais (esgotos) no valor de € 0,40 por m3 de água consumida.

Na altura os Vereadores do PS opuseram-se à criação desta tarifa (bem como ao aumento significativo do preço da água) com o argumento de que apenas deveria ser cobrada quando a “Águas do Centro” começasse a realizar os investimentos necessários e os munícipes constatassem melhorias evidentes na no tratamento dos esgotos.

Não foi este o entendimento do Executivo Camarário, que decidiu pela implementação da referida tarifa.

É caso para recordar o provérbio que diz que “quem paga adiantado (ainda que de forma forçada) fica sempre mal servido”.

Sem comentários: