terça-feira, 11 de dezembro de 2012

PSD e CDS atiram a Aboboreira e o Penhascoso “ao fundo”

1. Um silêncio “ensurdecedor”

Na passada 6ª Feira o PSD e o CSD aprovaram na Assembleia da República, na generalidade, o Projecto de Lei nº 320/XII/2ª (Reorganização Administrativa do Território das Freguesias), que prevê a extinção / agregação de 1.165 freguesias, entre as quais a da Aboboreira e a do Penhascoso.

Em Mação o PSD e o CDS vão obrigar a agregar a Aboboreira e o Penhascoso a Mação, daí resultando uma “mega” freguesia com 1/3 da área do concelho e quase 50% da sua população.

Face à proposta da Unidade Técnica de criar a “União das Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira” (que, posteriormente, veio a ser aprovada pelo PSD e pelo CDS), a Assembleia Municipal de Mação, na sua reunião extraordinária de 29 de Novembro, deveria ter-se manifestado contra a agregação proposta, porque ela veio contrariar a sua pronúncia de não agregação de freguesias no Concelho de Mação, tomada na reunião de 9 de Outubro.

Mas, surpreendentemente e lamentavelmente, a Presidente da Assembleia Municipal de Mação “esqueceu-se” de agendar esse ponto na Ordem de Trabalho da reunião.

Também na Câmara o panorama não diferiu da Assembleia Municipal, na medida em que, nas 2 reuniões havidas após a decisão da Unidade Técnica o assunto da “agregação das freguesias” apenas foi abordado porque os Vereadores do PS tomaram essa iniciativa, propondo que a Câmara de Mação manifestasse, formalmente, uma posição crítica sobre a agregação proposta junto da Presidente da Assembleia da República e do Secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa.

Deste silêncio “ensurdecedor” poderão os munícipes legitimamente concluir que, quer o Executivo Camarário, quer os membros do PSD na Assembleia Municipal, apenas se pronunciaram contra a agregação de freguesias em Mação, seguindo a posição do PS/Mação, não por ser essa a sua vontade, mas por temerem que uma posição diferente dessa lhes poderia acarretar prejuízos eleitorais nas eleições autárquicas de 2013.


2. “Duplo estatuto” origina responsabilidade por parte do PSD/Mação

Também não deixa de ser surpreendente que, ao longo deste processo da reorganização administrativa das freguesias, o deputado “maçanico” Duarte Marques não se tenha pronunciado sobre o mesmo. Não o fez publicamente e também não o fez nas Assembleias Municipais de Outubro e de Novembro, nas quais não marcou presença.

Esperava-se que, num tema tão relevante para o Concelho, a voz deste deputado de Mação na Assembleia da Republica se fizesse ouvir em defesa das freguesias do seu Concelho que, inclusive, o ajudaram a alcançar o cargo de deputado que ocupa.

Mas a voz faltou a Duarte Marques, contrariando a promessa que fez na Assembleia Municipal de 26 de Setembro de 2011 (a primeira em que participou após a sua eleição como deputado): “…afirma estar disponível para ajudar o Concelho de Mação em tudo o que lhe for possível”.

Curiosamente, ou talvez não, este silêncio de Duarte Marques apenas foi quebrado pela “sua” JSD/Mação, que propôs a extinção da Aboboreira e da Amêndoa.

Duarte Marques é deputado, mas é igualmente membro do PSD/Mação. Daí que, não obstante não ter estado presente na reunião plenária da Assembleia da Republica onde a agregação das freguesias foi votada e aprovada pela bancada do PSD a que pertence, o seu “duplo estatuto” faz com que o PSD/Mação acabe por ficar ligado à agregação de freguesias no país e, concretamente, em Mação. E, por consequência, o PSD/Mação também tem responsabilidades nesta reorganização das freguesias a “régua e esquadro” inventada pelo Dr. Miguel Relvas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Continua a tentativa desesperada de associar o PSD Mação à agregação de freguesias.. Como não têm trunfos próprios para lutar em 2013, continuam a luta das acusações e bota abaixo.

Anónimo disse...

Duarte Marques não vale nada, mas o problema maior é que os Vereadores do PS idem, idem.

Anónimo disse...

Anonimo das 01.16
Continua o desespero de quem não tem por onde se lhe pegue.
Honestamente quem fez a agregação?
PSD e CDS, a nivel nacional de que figuras gradas de mação, Como Saldanha, Vasco, Duarte, Preciosa, fazem parte.Andam n babugem de tentar associar as borradas de penhacoso em setembro, mas é fogo preso.
QUEM FEZ PERDER AS FREGUESIAS DE PENHASCOSO E ABOBOREIRA, FOI O PSD. PONTO FINAL.