segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Afinal Saldanha Rocha não cumpriu o compromisso assumido

Durante algum tempo foi-se ouvindo com regularidade em Mação que Saldanha Rocha iria abandonar a presidência da Câmara antes do fim deste mandato, passando a “pasta” a Vasco Estrela, para permitir a este surgir já na figura de presidente recandidato nas eleições autárquicas de 2013.

Em 30 de Janeiro de 2011 escrevemos neste Blog que acreditávamos que tal não iria acontecer porque, no seu discurso de tomada de posse, Saldanha Rocha assegurou que iria cumprir o mandato até ao fim:

“É chegado o momento de tomar posse como Presidente da Câmara Municipal de Mação para o meu terceiro e último mandato que, se Deus me der vida e saúde, cumprirei integralmente respeitando a vontade dos Maçaenses.”

E elogiámos Saldanha Rocha por ter assumido essa posição que, infelizmente, nem todos os autarcas adoptam.

Com efeito, ao longo dos anos, muitos presidentes de câmara, de todos os quadrantes políticos, têm abandonado o cargo para que foram eleitos antes do final do mandato, quase sempre com o mesmo objectivo eleitoralista: deixar no seu lugar quem eles e/ou o partido pretendem que venha a suceder-lhes, com o intuito de “abrir o caminho” a este nas eleições seguintes. Uma atitude que pode ser entendida como um logro a quem neles confiou e os elegeu.

Contudo, não obstante continuar formalmente a desempenhar o cargo de Presidente da Câmara, é cada vez mais notório que Saldanha Rocha já passou a “pasta” a Vasco Estrela, que se assume como o “verdadeiro” Presidente da Câmara:

- Seja nas reuniões camarárias onde, quase sempre, as “despesas” da reunião por parte do Executivo Camarário são asseguradas por este (a par do Vereador António Louro);

- Seja na gestão diária da Câmara, da qual, pelo que se vai sabendo, Saldanha Rocha está cada vez mais arredado;

- Seja ainda nas cerimónias públicas, onde Saldanha Rocha muitas vezes já não marca presença e quem dá a “cara” pela Câmara é Vasco Estrela;

Fonte: CMM

Perante isto, pode dizer-se que, na prática, Saldanha Rocha não cumpriu o compromisso assumido no acto de posse, de levar o seu mandato até ao fim. Porque, não basta manter-se o cargo, é necessário que o desempenhe na sua plenitude.

Ao agir desta forma Saldanha Rocha está, no fundo, ainda que de uma forma encapotada porque formalmente permanece no cargo, a ter uma atitude enganadora para como os munícipes, nomeadamente para com os que contribuíram para a sua (re)eleição, e, tudo isto, com a conivência de Vasco Estrela, que se presta a “desempenhar” um cargo para o qual não foi eleito.

É caso para dizer que, embora assumindo-se como republicanos, há por aí muito boa gente que continua agarrado ao princípio monárquico de que o poder é para perpetuar entre os seus “descendentes”.

12 comentários:

Anónimo disse...

Disseram-me ontem que o Nuno Neto não está disponível para ser o candidato do PS à Câmara. é mau para o PS e para Mação.

Anónimo disse...

Há muito tempo que o Saldanha já passou o cargo. toda a gente sabe que ele muitas vezes não está em Mação.
Votei nele 2 vezes mas acho isto muito mau. se ganha o ordenado de presidente deve desempenhar o cargo a tempo inteiro.
Para o Vasco isto é o que lhe interessa porque dá-lhe visibilidade.

Anónimo disse...

Se isso o Nuno Neto não se candidatar realmente é mau. Era a única maneira de Mação levar uma vassourada.
Quanto ao Saldanha eu gostava era de ouvir as pessoas do psd que acusaram os candidatos do ps de não viverem em Mação dizerem alguma coisa quanto a este papel que anda fazer. Mas sobre isso não abrem a boca.

Anónimo disse...

O Drº desculpe, mas este post é ridiculo. Então o srº acha que o Drª Vasco Estrela, vice-presidente da CMM, na ausência do Presidente deveria recusar substitui-lo?
Imagino quais seriam os seus comentários se tal situação ocorre-se.

Anónimo disse...

Sr. Anónimo das 22.35, ou o sr. não percebu ou quer atirar areia para os olhos dos outros. O vice-presidente substitui o presidente porque este já passou a pasta em quase todos os asusntos. Toda a gente sabe disso menos pelos visto você. Pelos vistos o Neto mora fora mas sabe mais do que se passa que você. Também toda a gente sabe que isto é apenas uma estratégia eleitoral para que o Vasco Estrela apareça e dê nas vistas.

Anónimo disse...

Parece que o Jaime Conde também não se quer candidatar pelo PS, isso por aí anda bonito anda!!!!!!

Anónimo disse...

No post que anunciava este post, escrevi que o PSD estava aficaf humido. Tocaram-lhe no ponto, na ferida, e por isso os "ratos" começarama saltar. Os democratas da treta, os monarquicos/republicanos, que querem manter o status quo, e eventualmente os seus próprios tachos. Tachos que nem sei se existem efectivamente, mas com as suas vistas curtas, toldarem ou tentarem, que os outros vejam como eles veem. sem horizonte. Um Mação que é o melhor em tudo, mas que não tem nada. ou pelomenos muito pouco.
FORÇA NUNO NETO, VAI-TE A ELES!
Até os roemos.

Anónimo disse...

Vocês do PS cuidem-se, pois o psd até já paga jantares aos oradores (arquitectos, aos .... para virem votar neles a ma~ção, pq os eleitores do concelho mesmo a não lhes pagarem jantares já estão certos.

Anónimo disse...

Também já me tinha constado que o Nuno Neto ia bater com a porta. Esperemos que não seja verdade. Quanto ao contéudo do post, é mais do mesmo a que esta gente já nos habituou. Mas um dia vão cair de podre porque nenhuma fruta se aguenta infinitamente em cima da árvore. Mação só tem a ganhar se isso acontecer rapidamente, mas há muitos interesses instalados que tornam a tarefa difícil. Mas temos sempre que acreditar.

Anónimo disse...

Votar no Vasco é mais do mesmo. É mais que tempo de experimentar outra solução. A não ser que queiramos que Mação afunde ainda mais.

Anónimo disse...

É mais do mesmo, não. É pior. O Saldanha ainda inventou o Museu, enquanto o Vasco vai limitar-se a distribuir uns rebuçados para ir garantido o lugar nas eleições seguintes.

Anónimo disse...

Bem mas há aqueles que oferecem agua pe na feira dos santos! não falem sem primeiro verem o que fazem!

ps(d):a maior parte dos comentarios aqui aceites são todos de um socialista com muita fala e pouco trabalho!