segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Estação terminal

Caro(a) Munícipe e Amigo(a),

O Blog Mação 2013 chega hoje ao fim, 1.413 dias após o seu lançamento, ocorrido a 8 de Dezembro de 2009.


Ele surgiu porque eu e o outro mentor (o ex-vereador Cardoso Lopes) sempre entendemos que os políticos e os autarcas devem aproximar-se das pessoas e mantê-las informadas da sua actuação. Porque só assim elas poderão adoptar no dia-a-dia uma atitude mais participativa, mais crítica e mais construtiva.

Com base nesta perspectiva, ao longo dos quase 4 anos de actividade publicámos 1.452 posts (média de um por dia), a grande maioria dedicada à actividade autárquica no nosso Concelho e à divulgação de iniciativas que nele foram sendo realizadas.

Pena que a reduzida disponibilidade de tempo e o facto de desenvolvermos a actividade autárquica em “part-time”, não tenha permitido divulgar toda a informação que gostaríamos ter divulgado. Ainda assim, e sem procurar julgar em causa própria, entendo que o Blog Mação 2013 cumpriu o principal objectivo a que se propôs: contribuir para um melhor conhecimento e esclarecimento por parte dos munícipes sobre a actividade autárquica no concelho.

Neste seu percurso o Blog Mação 2013 foi elogiado por uns e criticado por outros o que, de alguma forma, pode ser entendido como positivo, porque prova que muitos dos que o visitaram não ficaram indiferentes ao que aqui foi sendo escrito e comentado.

Este facto é confirmado pelo elevado número de visitas alcançado:

- Cerca de 91.500, contabilizando apenas uma entrada diária por visitante (utilizador IP);

- Cerca de 260.000, contabilizando todas as entradas registadas.


Este números, que estavam longe de se imaginar que pudessem ser alcançados quando o Blog Mação 2013 foi lançado, são a melhor recompensa para as muitas horas de dedicação e trabalho que a sua actualização exigiu.

Agora que um novo mandato autárquico se iniciou, é tempo de dar por terminado este projecto de informação. Foi uma experiência gratificante mas que, por várias razões, umas de natureza política, outras de natureza pessoal, não é possível continuar presentemente.

Contrariamente ao que um ou outro visitante aqui foi comentando de forma jocosa, o fim do Blog Mação 2013 não irá dar lugar, pelo menos por minha iniciativa, a outro qualquer “Blog Mação 2017”. Embora isto não invalide que, no futuro, não possa ser tentado a lançar outro projecto desta natureza. O tempo o dirá.

Termino com um agradecimento a todo(a)s o(a)s que, com as suas visitas, ajudaram a “fazer” o Blog Mação 2013. E com uma saudação muito especial a todo(a)s os que, durante estes quase 4 anos, nos expressaram palavras de incentivo e de elogio por esta iniciativa.

Até um dia destes.

Nuno Neto


9 comentários:

Anónimo disse...

Nuno, fizeste um grande trabalho nestes 4 anos. É pena que as pessoas não tenham reconhecido o teu valor, mas há muitos que só pensam nos seus interesses. O Vasco já começou a dizer que está a trabalhar para 2017, por aqui se vê que o grande interesse é manter o poder. Mação não vai conseguir ir a lado nenhum, mas enfim.

Anónimo disse...

Acaba este Blog, voltam as trevas. Ninguém vai saber nada do que se passa na Câmara, uma coisa que interessa a muita gente.
Tenho pena que o Blog acabe mas compreendo a decisão do Nuno Neto. Trabalhou que nem um doido durante o mandato e no fim as pessoas viraram-lhe as costas e preferiram aqueles que têm enterrado o concelho e vão continuar a enterrá-lo. Em Mação a grande maioria das pessoas não vota pela competência mas porque lhe batem nas costas ou bebem uns copos com elas. E estão borrifando-se para o facto de Mação ser uma terra cada vez mais deserta. Este ano só votaram já 5.000 pessoas, mas nem assim alguns abrem os olhos.
Nuno Neto, fizeste um bom trabalho. agora segue a tua vida que muita gente não merece o esforço que alguns como tu fazem. Um grande abraço.

Fadarra disse...

Quero deixar um agradecimento pessoal ao vosso trabalho, pois embora não partilhando das ideias politicos que moveu este projecto, fui um leitor assiduo e por vezes tb vos elogiei ou critiquei consoante as minhas ideias. Possuo de uma opinião muito pessoal sobre projectos Autarquicos para as localidades ditas "pequenas", mas por vezes os grandes Homens e Mulheres ficam escondidos atrás das cores partidarias. Nesta altura da nossa chamada democracia já não devemos ter medo de discutir e partilhar das nossas opiniões. Não quero ser muito longo, mas quero voltar a deixar aqui de que está na hora de deixarmos as querelas clubisticas e trabalharmos em conjunto pelas nossas aldeias. Obrigado.
Pelo nosso Concelho, pela nossa Freguesia, Pela nossa Aldeia TUDO.

Anónimo disse...

Nuno, parabéns pelo teu trabalho. É pena o Blog acabar porque nos dava muita informação que vamos deixar de ter. Quanto à tua derrota, também a deves agradecer aos "jaimes" e aos "jorges silvas" que andam por aí que se venderam ao psd e que te trairam a troco de um prato de lentilhas.

olho vivo disse...

tenho imensa pena, pois era a unica forma de ter noticias de mação, mas compreendo a sua decisão. bem haja.

Anónimo disse...

Nuno,sou de Mação mas ainda não tenho cá residência,é pena treminar com o Blogger,,,assim deixaremos de ter informação das realidades do concelho,bem haja por tudo o que fez pelo bem comum,abç..

Anónimo disse...

Lamento o fim do M2013, mas compreendo a decisão. Talvez uma alma caridosa, entre os eleitos socialistas, queira dar o corpo ao manifesto e não deixar morrer este projecto.

Anónimo disse...

Tenho passado por este Blog na expectativa de que ele seja reactivado. E vejo pelo número de visitas que outros leitores fazem o mesmo. Nuno, retoma o Blog! Porque ele faz falta a muita gente. Mesmo aqueles que te voltaram as costas no dia 29 de Setembro gostavam de vir aqui porque os amigos deles da Câmara não lhes dão informação.

Anónimo disse...

tenham calma senhores. Tal como a grande Fenix, sei que o blog vai renascer das cinzas.