segunda-feira, 1 de abril de 2013

Um alvará original

No último fim-de-semana a Câmara de Mação deliberou alargar o horário de encerramento dos bares e cafés de Mação para as 04h00, em virtude da realização da semana académica.

Uma decisão perfeitamente justificada face ao previsível aumento do movimento que a iniciativa iria gerar na “noite” maçaenses.

Menos justificada é a forma como a deliberação foi passada a papel para afixação noas cafés e bares: em vez do habitual alvará, assinado pelo Presidente da Câmara, com a indicação do horário de funcionamento dos estabelecimentos, decidiu-se copiar a parte da acta da reunião de Câmara com a referida deliberação, onde surge em destaque o nome do proponente da proposta: “VEREADOR VASCO ESTRELA”.


A justificação para este alvará tão original só pode ser uma: dar destaque não ao “VEREADOR VASCO ESTRELA” mas, sobretudo, ao “CANDIDATO VASCO ESTRELA”.

Por certo que, se a proposta de alargamento do horário dos bares e cafés tivesse partido de um Vereador do PS, nunca o alvará teria sido publicado nos termos em que o foi.

Este alvará original vale o que vale. Mas é um exemplo daquilo a que já se começou a assistir e do muito a que ainda iremos assistir nos próximos meses.


Comentário Final:

Parabéns aos organizadores da Semana Académica. Globalmente a iniciativa correu bem: arrastou gente jovem até Mação e gerou animação. Um ou outro pormenor menos positivo é fruto da juventude da iniciativa e dos seus organizadores. A repetir!

2 comentários:

Anónimo disse...

Alvará =/= Minuta

Vitor Alexandre disse...

O meu vivo repudio pela iniciativa de alargar o horario até às 4h, já que nada veio acrescentar - mas tão só legalizar - aquilo que já vem sendo uma pratica reiterada, aos fins-de-semana em Mação, particularmente na Praça Gago Coutinho,onde o barulho, as bebedeiras, o português vernáculo e as garrafas partidas, são um exemplo do "Academismo" aqui defendido. Lamentavel que o PS também alinhe nestas falsas promoções, principalmente depois de já ter assistido em sessões camarárias a queixas de municipes, impossibilitados do descanso noturno a que têm direito. NÓS TAMBEM PAGAMOS IMPOSTOS E TAXAS À C.M. de MAÇÂO!!! Temos direito ao silêncio noturno e nada lucramos com estas pseudo iniciativas de apoio à Juventude. Apoio aos "copos" sim, ... mas assumam-no com coragem. Se querem apoiar espaços de diversão, nomeadamente discotecas, ajudem os empresários a criá-las na Zona Industrial, tal como em muitos outros Municipios. Acabe-se com esta fálacia! Nada nos move contra os empresários! Só queremos que exerçam o seu munus e obtenham os seus legitimos lucros, no local apropriado.