quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Pela 1ª vez abaixo dos 7.000

No início de Dezembro passado existiam 6.997 eleitores nos cadernos eleitorais do Concelho de Mação. Pela 1ª vez o número de eleitores desceu abaixo do 7.000.

Nas eleições autárquicas de 2009 os cadernos eleitorais registavam 7.489 eleitores. Para as próximas eleições a realizar em Outubro, é provável que o número de eleitores ronde os 6.850 (os cadernos eleitorais a utilizar nas eleições serão actualizados em Abril ou Maio). Ou seja, existirão cerca de 650 eleitores a menos a escolherem os diversos candidatos à Câmara Municipal, à Assembleia Municipal e às Assembleias de Freguesia.

Para além da quebra paulatina de população, outro factor tem vindo a contribuir nos últimos anos para “roubar” eleitores a Mação: o Cartão de Cidadão.

Durante muitos anos existiram umas centenas de pessoas que, embora residindo fora do Concelho, faziam parte dos cadernos eleitorais de Mação. Contudo, à medida que estes eleitores substituem o “velhinho” Bilhete de Identidade pelo novo documento de identificação, perdem essa ligação porque o Cartão de Cidadão “empurra-os” automaticamente para os cadernos eleitorais do local de residência.

Até o Cartão de Cidadão é inimigo do interior do país.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ps Mação preocupado com o fraco número de eleitores!

Augusto Rosa Martins disse...

Eu venho alertando para o facto de Mação daqui a 15/20 anos, ser um extenso matagal sem população, basta saber um pouco de matemática para se chegar a essa conclusão, erm 1972 eram cerca de 22 mil pessoas, em 2012 são cerca de 7 mil, o que significa que nestes 40 anos, Mação perdeu cerca de 15 mil pessoas, o que dará uma perda anual de 375 pessoas o que resta neste momento (7.000 dividindo por 375 dará 20) que são os anos que restam para Mação ser um deserto apenas com floresta e mato e estamos falando da 375 pessoas por ano agora, que no futuro este numero aumentara bastante. é bom que deitam contas para não haver surpresas.