O ranking das escolas relativo ao ano escolar de 2011 / 2012 não trouxe boas notícias para a Escola Básica e Secundária de Mação (EBSM), que voltou a descer nos rankings relativamente aos anos anteriores.
Nomeadamente no ensino secundário, foi um ano para esquecer, com a EBSM a alcançar o 603º lugar entre 615 escolas, com uma média de 7,33 valores.
Em termos de disciplinas, apenas no Português os nossos jovens alcançaram uma média positiva, que colocou a EBSM no 1º terço do ranking.
Quanto à Matemática, à Biologia-Geologia e à Física-Química, as médias foram francamente baixas, nomeadamente nesta última disciplina, que não foi além dos 3,86. Um perfeito desastre!
No 9º ano, embora a EBSM tenha caído 160 posições no ranking relativamente ao ano passado, regista-se o facto positivo da média ter subido para 2,75. Ainda assim, o valor alcançado ainda não pode ser considerado positivo.
Por último, em relação ao 6º ano, sobre o qual não existem dados de anos anteriores, a posição alcançada pela EBSM também não foi famosa (832º lugar entre 1144 escolas), com a média (2,76) a situar-se, tal como aconteceu no 9º ano, em terreno negativo.
Conclusão
Os rankings não levam em conta a um conjunto de factores que condicionam (ou podem condicionar) significativamente os resultados alcançados, nomeadamente o contexto social e económico em que cada escola está inserida. Pelo facto, a sua leitura deve ser feita com cuidado, de modo a evitar conclusões precipitadas e erradas.
Ainda assim, podem e devem funcionar como um instrumento útil de análise para as escolas e para os seus agentes.
Olhando para os rankings de uma forma “dura e crua”, não foram bons os resultados alcançados no ano lectivo transacto pela EBSM. No ensino secundário pode dizer-se que eles foram até bastante preocupantes (à excepção do Português).
Esperemos que tudo não tenha passado de um mau ano e que, no ano lectivo que agora decorre, as “coisas” possam melhorar.
Nomeadamente no ensino secundário, foi um ano para esquecer, com a EBSM a alcançar o 603º lugar entre 615 escolas, com uma média de 7,33 valores.
Em termos de disciplinas, apenas no Português os nossos jovens alcançaram uma média positiva, que colocou a EBSM no 1º terço do ranking.
Quanto à Matemática, à Biologia-Geologia e à Física-Química, as médias foram francamente baixas, nomeadamente nesta última disciplina, que não foi além dos 3,86. Um perfeito desastre!
No 9º ano, embora a EBSM tenha caído 160 posições no ranking relativamente ao ano passado, regista-se o facto positivo da média ter subido para 2,75. Ainda assim, o valor alcançado ainda não pode ser considerado positivo.
Por último, em relação ao 6º ano, sobre o qual não existem dados de anos anteriores, a posição alcançada pela EBSM também não foi famosa (832º lugar entre 1144 escolas), com a média (2,76) a situar-se, tal como aconteceu no 9º ano, em terreno negativo.
Conclusão
Os rankings não levam em conta a um conjunto de factores que condicionam (ou podem condicionar) significativamente os resultados alcançados, nomeadamente o contexto social e económico em que cada escola está inserida. Pelo facto, a sua leitura deve ser feita com cuidado, de modo a evitar conclusões precipitadas e erradas.
Ainda assim, podem e devem funcionar como um instrumento útil de análise para as escolas e para os seus agentes.
Olhando para os rankings de uma forma “dura e crua”, não foram bons os resultados alcançados no ano lectivo transacto pela EBSM. No ensino secundário pode dizer-se que eles foram até bastante preocupantes (à excepção do Português).
Esperemos que tudo não tenha passado de um mau ano e que, no ano lectivo que agora decorre, as “coisas” possam melhorar.
1 comentário:
Ainda não percebi para que serve estes rankings, qual a sua utilidade, mas creio que é só para encher jornais.
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