As comemorações, que se realizam este ano pela 1ª vez, terão lugar na Sertã. A ideia é, nos anos seguintes, rodarem pelos restantes concelhos da Comunidade.
A presidir às cerimónias estará Saldanha Rocha, na qualidade de Presidente da Comissão Executiva da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul.
Curiosamente, está agendada para a próxima semana, mais concretamente, dia 12, a discussão e votação na Assembleia da República da saída de Mação do Pinhal Interior Sul e a sua integração no Médio Tejo. Por pouco não se deu o caso do “Dia da Comunidade” coincidir com a eventual aprovação da saída de Mação do Pinhal Interior Sul.
Perante esta situação, que discurso vai fazer Saldanha Rocha na abertura das comemorações? Elogiará a Comunidade da qual quer sair “a sete pés”? Sentir-se-á constrangido perante este “duplo papel” que está obrigado a fazer? Veremos.
Como já aqui escrevemos, em 18 de Janeiro, por uma questão de coerência e na defesa dos interesses de Mação, Saldanha Rocha não devia ter aceitado a liderança da Comunidade do Pinhal Interior Sul. Mas fê-lo, e com isso passou a imagem que está disponível para desempenhar qualquer cargo, mesmo que ele vá contra aquilo que parece defender.
Contudo, independentemente das posições de Saldanha Rocha, o que importa e se deseja é que este “Dia da Comunidade” do Pinhal Interior Sul seja o primeiro e o último em que Mação estará envolvido.
Eventualmente, dia 12 já teremos a resposta. Esperemos que ela venha ao encontro dos anseios da generalidade dos maçaenses.
Sem comentários:
Enviar um comentário