Mas, no que concerne ao pagamento dos seus compromissos a fornecedores, há que reconhecer que a Câmara de Mação tem tido o comportamento bastante aceitável, nomeadamente quando comparado com o que vemos em muitas câmaras do país.
Com efeito, de acordo com informação publicada pela Direcção-Geral das Autarquias Locais, no final de 2009 o prazo médio de pagamento a fornecedores por parte da Câmara de Mação situava-se em 74 dias, valor que a coloca num confortável 120º lugar entre 308 municípios. Ou seja, existem quase 200 municípios que pagam num prazo mais dilatado.
O ideal seria a Câmara de Mação pagar como faz a de Santa Cruz das Flores, cujo prazo médio de pagamento é de 1 dia! Mas ela ainda está longe de alcançar este patamar de excelência, também é verdade que está igualmente muito longe dos 852 (!) que a Câmara de Alfândega da Fé demora a pagar.
Contudo, um dado negativo há a registar na Câmara de Mação: entre o final de 2008 e de 2009 o prazo médio de pagamento aumentou de 51 dias para os referidos 74 dias, um aumento de 45%.
Esperemos que este aumento tenha sido meramente pontual e que, nos próximos meses, possamos ver o prazo médio de pagamento baixar de novo. As empresas deste país, e em particular as de Mação, bem precisam que haja quem lhes pague a tempo e horas.
Sem comentários:
Enviar um comentário