- Aboboreira: 558
- Amêndoa: 617
- Cardigos: 1.122
- Carvoeiro: 683
- Envendos: 1.063
- Mação: 2.010
- Ortiga: 581
- Penhascoso: 789
Relativamente ao recenseamento que serviu de base para as eleições autárquicas do ano passado, com data de 10 de Julho de 2009, houve uma redução de 57 eleitores.
Se recuarmos às eleições autárquicas de 2005 constata-se que o número de eleitores era de 7.950, o que significa que, em cerca de 4 anos, perdemos mais de 500 eleitores.
A freguesia de Mação é a única que, ao longo destes últimos anos, consegue manter praticamente inalterado o seu número de eleitores. Todas as restantes, umas mais do que outras, perdem eleitores de uma forma significativa.
A situação irá agravar nos próximos anos com a implementação gradual do Cartão de Cidadão, que vai obrigar as pessoas a ficarem recenseadas no seu local de residência efectivo. Por esta razão, os maçaenses que até agora têm mantido o seu recenseamento no concelho embora vivendo fora dele (e ainda são muitos), vão deixar de o poder manter.
No sentido de minimizar este efeito não seria da Câmara Municipal, em articulação com as Juntas de Freguesia, lançarem uma campanha de sensibilização, no sentido de levar a recensear no concelho maçaenses que vivem cá de uma forma regular e estão recenseados no local onde viveram e ainda mantêm a residência?
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Somos cada vez menos
Em 31 de Dezembro de 2009 o concelho de Mação apresentavam 7.424 eleitores recenseados, assim distribuídos pelas 8 freguesias:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário