O poder que cada um de nós tem, seja isolado ou organizadamente de intervir, responsavelmente, é de extrema importância para aumentar a eficácia dos poderes públicos. Só através da sua participação e acção construtiva pode exigir mais das entidades oficiais.
Muitas vezes, de forma automática, os políticos são acusados de “fazer tudo o que lhes apetece”, de “não fazer nada” ou de “fazer tudo mal”.
As autarquias assumem abertamente que a crítica é bem-vinda, desde que responsável, fundamentada e participativa. Participar e exigir, mais do que um direito, é um dever / responsabilidade de todos.
Não se limite a apontar o dedo. Participe activamente.
O voto é a expressão máxima da cidadania. Mas … não chega!
A vida não pára. Todos os dias surgem novos problemas, necessidades, expectativas. Todos os dias são tomadas decisões. A sua comunidade, freguesia, município precisam da sua voz activa todos os dias.
Quanto mais participada for uma decisão, melhores resultados surgirão.
A cidadania activa valoriza a nossa sociedade e reforça a democracia.
Seja activo. Participe.
E é isto que defendemos para Mação. Uma atitude mais participativa, mais crítica e mais construtiva por parte de todos no dia-a-dia. Porque a intervenção dos cidadãos não se esgota no voto.
Se todos desenvolvermos uma cidadania mais activa e os que governam o nosso concelho e as nossas freguesias tiverem disponibilidade para fomentar essa participação e a capacidade para, tal como refere a mensagem, assumirem abertamente que a crítica é bem-vinda, o nosso concelho ficará a ganhar.
Que todos entendam a mensagem e a coloquem em prática, é o que se deseja.
Sem comentários:
Enviar um comentário