No post anterior abordámos a má localização do stand de Mação na Feira Nacional da Agricultura (FNA). Mas outros 3 aspectos relacionados com a presença de Mação na Feira merecem reparo.
1) Onde pára a “Catedral do Presunto”?
Teria feito pleno sentido o Executivo Camarário aproveitar a FNA, um evento que recebe mais de 100.000 visitantes, para divulgar e promover a marca “Mação - Catedral do Presunto”.
Contudo, no stand instalado na Feira não foi colocada qualquer imagem ou referência ao “Mação - Catedral do Presunto”.
Este facto é surpreendente, porque não se cria uma marca para depois não a divulgar e a promover. E, muito menos se desaproveita um evento, que é visitado por milhares de pessoas, para fazer essa divulgação. Uma marca desta natureza deve passar a funcionar como uma “assinatura” e estar presente em todos os meios de comunicação que a Autarquia utilize.
Não sabemos o porquê do Executivo Camarário não estar a divulgar a marca “Mação - Catedral do Presunto”. Não o fez na FNA, como não o fez no outdoor e no cartaz da Feira Mostra (daí termos referido no post em que abordámos esse assunto que existia uma outra falha que abordaríamos posteriormente). E, no site da Câmara, a “Catedral” também está completamente esquecida.
Depois da sua criação, a marca “Mação - Catedral do Presunto” surge apenas em 2 outdoors na A23, já existentes do tempo da “defunta” “Mação - Capital do Presunto”.
A criação e a gestão de uma marca não se compadecem com uma actuação titubeante, ziguezagueante e inconsequente, como aquela que o Executivo Camarário tem vindo a seguir neste processo.
É costume dizer que o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita. A marca “Mação - Catedral do Presunto” parece confirmar o provérbio.
Nota: “arrumar” os enchidos na vitrina da forma que a foto documenta também não parece ser a melhor forma de promover a sua venda.
2) Porque não se divulgou a Feira Mostra e a Praia Fluvial?
A FNA teria sido, igualmente, uma excelente oportunidade para divulgar a Feira Mostra (que se realiza dentro de pouco tempo) e a Praia Fluvial do Carvoeiro (cuja época balnear está a iniciar-se).
Como tal, teria sido oportuno e importante, no mínimo, afixar no stand cartazes sobre estes 2 temas.
Infelizmente, o Executivo Camarário deixou passar esta excelente oportunidade de divulgar que temos uma praia Fluvial distinguida com os galardões “Bandeira Azul” e “Praia com qualidade de ouro”, e que vamos realizar uma Feira Mostra dentro de 3 semanas.
Será que o Executivo Camarário se esqueceu de divulgar a Praia Fluvial e a Feira Mostra ou não considerou relevante fazê-lo?
3) Porque não aproveitou Mação o stand dos “Associações de Desenvolvimento Local”?
A Minha Terra - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, da qual faz parte a Pinhal Maior e as demais 52 Associações de Desenvolvimento Local (ADL) do país, esteve presente na feira com um stand de grande dimensão.
Nesse stand, para além de disponibilizarem informação sobre cada uma das ADL, cada uma destas Associações podia dispor de um pequeno Balcão, onde poderia promover produtos dos concelhos que a integram.
A Pinhal Maior foi uma das ADL que não esteve presente e, consequentemente, desaproveitou a oportunidade de divulgar e promover os produtos dos seus 5 concelhos.
Não deixa de ser estranho que a Pinhal Maior e os seus 5 concelhos, entre os quais Mação, não tenham aproveitado este espaço para divulgar os seus produtos.
Por vezes queixamo-nos de sermos pequenos e não dispormos das mesmas oportunidades que outras regiões, maiores e mais ricas, dispõem. E há razão para esse queixume. Mas também é um facto que nem sempre aproveitamos aquilo que colocam à nossa disposição. Como se viu neste caso.
Comentário Final:
É pena que o Executivo Camarário desaproveite a oportunidade que uma feira de âmbito nacional, como é o caso da FNA, proporciona para divulgar o Concelho e aquilo que ele tem de melhor.
A conclusão que se retira da participação de Mação na Feira, como de outras situações que temos dado conta, é que, não raras as vezes, o Executivo Camarário age numa óptica de “serviços mínimos”.
Muitas vezes as iniciativas até são interessantes mas, pelo facto de não serem devidamente pensadas e estruturadas, os seus resultados são diminutos ou ficam aquém dos que poderiam ser alcançados.
Não basta ao Executivo Camarário clamar que faz tudo o que está ao seu alcance em benefício do Concelho. A realidade comprova que a sua actuação nem sempre está à altura dos desafios e das oportunidades que a governação do Concelho coloca.
Agindo desta forma, dificilmente veremos Mação a progredir como seria desejável e necessário. Mas isto, como é óbvio, é apenas a oposição a falar…
1) Onde pára a “Catedral do Presunto”?
Teria feito pleno sentido o Executivo Camarário aproveitar a FNA, um evento que recebe mais de 100.000 visitantes, para divulgar e promover a marca “Mação - Catedral do Presunto”.
Contudo, no stand instalado na Feira não foi colocada qualquer imagem ou referência ao “Mação - Catedral do Presunto”.
Este facto é surpreendente, porque não se cria uma marca para depois não a divulgar e a promover. E, muito menos se desaproveita um evento, que é visitado por milhares de pessoas, para fazer essa divulgação. Uma marca desta natureza deve passar a funcionar como uma “assinatura” e estar presente em todos os meios de comunicação que a Autarquia utilize.
Não sabemos o porquê do Executivo Camarário não estar a divulgar a marca “Mação - Catedral do Presunto”. Não o fez na FNA, como não o fez no outdoor e no cartaz da Feira Mostra (daí termos referido no post em que abordámos esse assunto que existia uma outra falha que abordaríamos posteriormente). E, no site da Câmara, a “Catedral” também está completamente esquecida.
Depois da sua criação, a marca “Mação - Catedral do Presunto” surge apenas em 2 outdoors na A23, já existentes do tempo da “defunta” “Mação - Capital do Presunto”.
A criação e a gestão de uma marca não se compadecem com uma actuação titubeante, ziguezagueante e inconsequente, como aquela que o Executivo Camarário tem vindo a seguir neste processo.
É costume dizer que o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita. A marca “Mação - Catedral do Presunto” parece confirmar o provérbio.
Nota: “arrumar” os enchidos na vitrina da forma que a foto documenta também não parece ser a melhor forma de promover a sua venda.
2) Porque não se divulgou a Feira Mostra e a Praia Fluvial?
A FNA teria sido, igualmente, uma excelente oportunidade para divulgar a Feira Mostra (que se realiza dentro de pouco tempo) e a Praia Fluvial do Carvoeiro (cuja época balnear está a iniciar-se).
Como tal, teria sido oportuno e importante, no mínimo, afixar no stand cartazes sobre estes 2 temas.
Infelizmente, o Executivo Camarário deixou passar esta excelente oportunidade de divulgar que temos uma praia Fluvial distinguida com os galardões “Bandeira Azul” e “Praia com qualidade de ouro”, e que vamos realizar uma Feira Mostra dentro de 3 semanas.
Será que o Executivo Camarário se esqueceu de divulgar a Praia Fluvial e a Feira Mostra ou não considerou relevante fazê-lo?
3) Porque não aproveitou Mação o stand dos “Associações de Desenvolvimento Local”?
A Minha Terra - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, da qual faz parte a Pinhal Maior e as demais 52 Associações de Desenvolvimento Local (ADL) do país, esteve presente na feira com um stand de grande dimensão.
Nesse stand, para além de disponibilizarem informação sobre cada uma das ADL, cada uma destas Associações podia dispor de um pequeno Balcão, onde poderia promover produtos dos concelhos que a integram.
A Pinhal Maior foi uma das ADL que não esteve presente e, consequentemente, desaproveitou a oportunidade de divulgar e promover os produtos dos seus 5 concelhos.
Não deixa de ser estranho que a Pinhal Maior e os seus 5 concelhos, entre os quais Mação, não tenham aproveitado este espaço para divulgar os seus produtos.
Por vezes queixamo-nos de sermos pequenos e não dispormos das mesmas oportunidades que outras regiões, maiores e mais ricas, dispõem. E há razão para esse queixume. Mas também é um facto que nem sempre aproveitamos aquilo que colocam à nossa disposição. Como se viu neste caso.
Comentário Final:
É pena que o Executivo Camarário desaproveite a oportunidade que uma feira de âmbito nacional, como é o caso da FNA, proporciona para divulgar o Concelho e aquilo que ele tem de melhor.
A conclusão que se retira da participação de Mação na Feira, como de outras situações que temos dado conta, é que, não raras as vezes, o Executivo Camarário age numa óptica de “serviços mínimos”.
Muitas vezes as iniciativas até são interessantes mas, pelo facto de não serem devidamente pensadas e estruturadas, os seus resultados são diminutos ou ficam aquém dos que poderiam ser alcançados.
Não basta ao Executivo Camarário clamar que faz tudo o que está ao seu alcance em benefício do Concelho. A realidade comprova que a sua actuação nem sempre está à altura dos desafios e das oportunidades que a governação do Concelho coloca.
Agindo desta forma, dificilmente veremos Mação a progredir como seria desejável e necessário. Mas isto, como é óbvio, é apenas a oposição a falar…
12 comentários:
Talvez um das melhores facadas alguma vez infligida no reinado do laranjal!
Sim Senhor, parabéns bom trabalho.
Ainda os vamos ver vangloriar pela oferta do presunto ao coelhinho, que por eles foi o seu momento alto e de glória. Mas nem nesse episódio aparece o Sr Presidente Saldanha Rocha, aparece a vassoura do Vasquinho que se apressa por aparecer em todo o lado que pode com vista as autárquicas que aí vêem.
Que vergonha!
Meus amigos, de facto criticar é muito mais fácil que fazer e criticar aquilo que já está feito ainda é muito mais fácil. Agora apresentar idéias novas já è mais dificil, verdade? E do vosso lado é um autêntico deserto.
Já agora Mação catedral do presunto não é nenhuma marca, o que coloca-mos nos produtos que produzimos è o M da marca MAÇÃO, pois além do presunto também contempla os enchidos o mel e o azeite, e essa MARCA por sinal estava bem identificada no stand.
Ao Anónimo anterior,
Ao contrário do que refere, não existe, pelo menos regista no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, qualquer "Marca Mação". A única marca que se encontra registada neste Instituto é a "Macão - Catedaral do Presunto".
Como poderá confirmar em:
http://servicosonline.inpi.pt/pesquisas/main/marcas.jsp?lang=PT
Quanto aos demais comentários, uma passagem por uma reunião de Câmara (dia 27 existe uma pública) talvez o ajude a mudar de opinião. Fica o convite. Apareça.
Blog Mação 2013
Caramba,
Mais um defensor exarcebado do poder. O que está feito, está, mas reonhecer que não foi o melhor, é um aspecto de saúde mental, de espirito critico que parece faltar ao anónimo das 17.01 do post anterior. Parece aqueles animais que dantes usavam uns "afuniladores" do olhar. Só conseguem ver para aquele lado, nada de outros angulos, é perigoso, pensamento próprio. Não há coisa mais triste que a tristeza!!!
Qual idéias novas qual velhas. Se na CMM não existem qualquer delas.
A CMM não fez mais do que sabia, mas como sabe pouco! Já fizeram algo, mal feito mas fizeram, mas por favor, aprendam a fazer melhor.
Em trinta anos já devim saber mais.
O maçanico
Uma crítica muito bem construída. parabéns!
Explique como uma marca para 3 fileiras: Azeite, Carnes e Mel, se poderia designar "Catedral do Presunto".
O que interessa promover e dar a conhecer aos consumidores é a imagem com que os produtos são comercializados. Catedral do Presunto é uma marca publicitária para promoção do concelho. No entanto os vossos comentários e a felicidade que demonstram quando acham que esta divulgação é mal feita é muito triste para a indústria, pois parece que estão contra as empresas. Façam algo de positivo pelas forças do vosso concelho e deixem-se da má lingua.
Temos censura nos comentários?
jogo do gato e do rato.
Não se critica pois pode prejudicar, mas deixa-se as incompetências vencerem. teorias salazarentas. Em que ficamos? retiramos do jogo os incompetentes?
Coisas mal feitas não prejudicam a médio/longo prazo?
maçanico
Oh Senhor Maçanico, para si a democracia deve ser aborrecida. Então os "incompetentes" não venceram em eleições? porque não respeita os seus conterrâneos que votaram? e o Sr. Votou? Em mação, ou fora? essa mania da superioridade...espere e aplique a sua competência em prol do Concelho em breve. vai ter oportunidade para isso.
Somos pequenos? É indiscutível.
Somos incapazes? Também.
Aparentemente a CMM esforça-se, e isso é louvável, por identficar e batpizar produtos do concelho e divulgá-los mas parece que nada faz de jeito.
O blog aponta as falhas com a propósito e a bem do concelho mas pelos vistos não lhe reconhecem mérito, preferiam que as falhas não fossem detectdas.
Fazem despesa que resulta em despardício se a ida há FNA não
produz os resultados que devia.
Talvez que o facto da CMM
estar sem Presidente a maior parte do tempo explique alguma coisa.
O anónimo das 17:01 diz que criticar é fácil como pra ele também é fácil i inglório defender causas perdidas.
O anónimo das 20:19 apelou e com muita razão para fazermos algo de positivo plo concelho.
FINALMENTE HÁ QUEM COMECE A RECONHECER QUE NÓS SOMOS A SOLUÇÃO NÓS SOMOS O FUTURO.
Não era sem tempo!
Quero entender.....A câmara prestou um bom serviço na divulgação do concelho ? Então siga a marinha , é preciso é no entender de alguns fazer qualquer coisa nem que seja mal feita.O único senão é que as suas burradas são pagas por todos nós.Mas mesmo assim temos que aplaudir.Afinal era Capital do Presunto agora é Catedral depois já é marca Mação com azeite,carne e mel.Em que ficamos afinal? nem os próprios sabem.Que trapalhada...desculpem lá,já me esquecia fica mal criticar.
Para o anónimo da 23,37
Para mim o voto é o ponto alto da democracia, mas esta não se esgota na cruz. Democracia é muito mais que preencher um quadrado num papel ou outro.
Então e ser democrata é muito mais vasto e complexo, e no inverso está a demostração deste anónimo e outros, neste post.
Votou, a partir daí tá tudo bem. Então se as trapalahdas forem feitas pelos idolos, muito melhor. Triste, é mesmo coisa triste, sendo este um dos motivos do atraso do nosso país e de Mação em particular. Cidadania, já ouviu falar?
Sejamos mais críticos, ou não pode?
Se não pode não se meta em andanças, se não sabe ser , é mais um "manso" do Sr Coelho.
maçanico
Enviar um comentário