Faz todo o sentido divulgar a Feira Mostra porque ela é um dos eventos mais importantes, senão mesmo o mais importante, que ocorre no Concelho de Mação.
Daí estarmos de acordo com a colocação de um outdoor a divulgar o evento na rotunda junto à Zona Industrial das Lamas. O que se poderá questionar é o facto da Câmara de Mação se ter ficado por este (pelo menos, não nos apercebemos da colocação de mais nenhum). A dimensão e a importância da Feira Mostra para o Concelho justificavam a colocação de mais outdoors noutros locais, nomeadamente em concelhos próximos.
Mas a questão central deste post não é a existência de um ou mais outdoors, mas a imagem nele afixada para divulgar a Feira Mostra.
Um outdoor colocado junto a uma estrada deve permitir a quem está em andamento (em viatura) a leitura da mensagem que se pretende transmitir, porque não é previsível que os automobilistas parem para a ler. Por isso, uma mensagem simples, com imagens expressivas (se existirem) e “letras grandes” e de fácil leitura, são os requisitos que devem orientar a criação de uma imagem a colocar num outdoor nestas condições.
Caso contrário, quem olha para o outdoor dificilmente capta a sua mensagem, consequentemente, não ela cumpre o objectivo pretendido.
É o que acontece no outdoor em questão. O seu autor “arrumou “ a mensagem de uma forma que, quem passa na estrada, apenas consegue ler facilmente “Mação - Feira Mostra”. Informações importantes sobre o evento, como a data da sua realização e os artistas que compõem o cartaz musical (escritos na “oblíqua” de cima para baixo…), são de difícil leitura. E quanto às principais actividades da Feira (gastronomia, artesanato, actividades empresariais), passam quase despercebidas.
Nomeadamente em relação à gastronomia, um dos “pontos altos” da Feira, custo a perceber que não tenha o correspondente destaque no outdoor.
Também o cartaz promocional apresenta os mesmos problemas, dado que é, praticamente, uma réplica do outdoor. Embora neste caso eles não tenham tanta relevância porque o cartaz permite uma leitura mais próxima e atenta.
Pelas razões apontadas, o outdoor, e o próprio cartaz da Feira Mostra, estão longe de divulgarem convenientemente o evento. O que é pena.
Ainda assim, mesmo com esta entrada com o “pé esquerdo”, esperemos que a Feira Mostra seja um sucesso.
Comentários Finais:
1) Não sabemos quem concebeu as imagens do outdoor e do cartaz da Feira Mostra. Se foi o criativo que tem sido responsável por muitos (ou todos) dos cartazes que a Câmara de Mação tem produzido nos últimos tempos, mais surpreende este “resultado final” porque, de uma forma geral, os trabalhos realizados apresentam uma boa qualidade. Se foi ele, é caso apenas para dizer que tratou-se de um momento de menor inspiração.
2) Quando temos um momento de menor inspiração (e isso acontece a todos nós), é importante ter ao nosso lado alguém que nos ajude a “corrigir o tiro”. Teria competido ao Executivo Camarário aperceber-se das falhas referidas, porque é a ele que cabe a decisão final. Daí que, no fundo, a responsabilidade maior pelas falhas que o outdoor e o cartaz apresentam caiam nas suas costas.
3) Há uma outra falha grave no cartaz e no outdoor que promovem a Feira Mostra. Mas sobre ela, que é da inteira responsabilidade do Executivo Camarário, falaremos num outro post a publicar brevemente.
Daí estarmos de acordo com a colocação de um outdoor a divulgar o evento na rotunda junto à Zona Industrial das Lamas. O que se poderá questionar é o facto da Câmara de Mação se ter ficado por este (pelo menos, não nos apercebemos da colocação de mais nenhum). A dimensão e a importância da Feira Mostra para o Concelho justificavam a colocação de mais outdoors noutros locais, nomeadamente em concelhos próximos.
Mas a questão central deste post não é a existência de um ou mais outdoors, mas a imagem nele afixada para divulgar a Feira Mostra.
Um outdoor colocado junto a uma estrada deve permitir a quem está em andamento (em viatura) a leitura da mensagem que se pretende transmitir, porque não é previsível que os automobilistas parem para a ler. Por isso, uma mensagem simples, com imagens expressivas (se existirem) e “letras grandes” e de fácil leitura, são os requisitos que devem orientar a criação de uma imagem a colocar num outdoor nestas condições.
Caso contrário, quem olha para o outdoor dificilmente capta a sua mensagem, consequentemente, não ela cumpre o objectivo pretendido.
É o que acontece no outdoor em questão. O seu autor “arrumou “ a mensagem de uma forma que, quem passa na estrada, apenas consegue ler facilmente “Mação - Feira Mostra”. Informações importantes sobre o evento, como a data da sua realização e os artistas que compõem o cartaz musical (escritos na “oblíqua” de cima para baixo…), são de difícil leitura. E quanto às principais actividades da Feira (gastronomia, artesanato, actividades empresariais), passam quase despercebidas.
Nomeadamente em relação à gastronomia, um dos “pontos altos” da Feira, custo a perceber que não tenha o correspondente destaque no outdoor.
Também o cartaz promocional apresenta os mesmos problemas, dado que é, praticamente, uma réplica do outdoor. Embora neste caso eles não tenham tanta relevância porque o cartaz permite uma leitura mais próxima e atenta.
Pelas razões apontadas, o outdoor, e o próprio cartaz da Feira Mostra, estão longe de divulgarem convenientemente o evento. O que é pena.
Ainda assim, mesmo com esta entrada com o “pé esquerdo”, esperemos que a Feira Mostra seja um sucesso.
Comentários Finais:
1) Não sabemos quem concebeu as imagens do outdoor e do cartaz da Feira Mostra. Se foi o criativo que tem sido responsável por muitos (ou todos) dos cartazes que a Câmara de Mação tem produzido nos últimos tempos, mais surpreende este “resultado final” porque, de uma forma geral, os trabalhos realizados apresentam uma boa qualidade. Se foi ele, é caso apenas para dizer que tratou-se de um momento de menor inspiração.
2) Quando temos um momento de menor inspiração (e isso acontece a todos nós), é importante ter ao nosso lado alguém que nos ajude a “corrigir o tiro”. Teria competido ao Executivo Camarário aperceber-se das falhas referidas, porque é a ele que cabe a decisão final. Daí que, no fundo, a responsabilidade maior pelas falhas que o outdoor e o cartaz apresentam caiam nas suas costas.
3) Há uma outra falha grave no cartaz e no outdoor que promovem a Feira Mostra. Mas sobre ela, que é da inteira responsabilidade do Executivo Camarário, falaremos num outro post a publicar brevemente.
7 comentários:
Concordo em absoluto com o artigo. E aquela cor amarelo esverdeado também fica mal. Um mau cartaz sem dúvida nenhuma.
Há realmente aspectos negativos neste cartaz... A começar nas cores e a terminar na letra enviesada.
Efectivamente tem que se colocar outro presidente na CMM, é que chegar ao ponto de se criticar até a cor dos outdoors, não lembra nem ao diabo, mas a pessoas que não teem mais que fazer e que pela sua atitude só mostram que não servem para a CMM, lembro ainda (se tiverem com atenção) nos recibos da água e mensalmente veem os eventos mais importantes, do concelho, aliás eu pessoalmente até gosto do grafismo do outdoor, acho que foi uma ideia bem coseguida e que chama a atenção.
Sim Carias, tem toda a razão. Estes gajos do ps são mesmo ignorantes. Vejam lá do que eles se deviam lembrar, de criticar um outdoor.
Realmente não há pachorra para estes tipos do ps.
O que vale a este blog é o senhor aparecer de vez em quando com os seus comentários sempre muito oportunos e esclarecedores, senão isto seria um deserto de ideias.
Volte sempre para animar a malta.
E o Sr Carias que não gostasse do outdoor! Se tivesse uma opinião divergente é que a malta se admirava...
Ao anónimo, numa récua é que vão todos para o mesmo lado, eu tenho as minhas ideias e perspectivas, lamento nem sempre concordar convosco, experimentem a fazer criticas construtivas e oportunas e verão o sucesso que teem, mas mesmo assim continuo a ter as minhas ideias.
A cor pouco importa....um cartaz deve de ser apelativo e todavia captar a atenção do publico alvo através de poucas palavras ou imagens desta feita não poderei concordar que o cartaz seja apelativo, só se for no que respeita á data de realização e ao nome do evento, no que respeita aos artistas nem vale a pema falar e no que respeita aos temas como gastronomia...pior....
Mas como sempre Mação no seu melhor...penso que sim que se terá de escolher outro presidente para que isto deixe de aconteçer, pois pareçe que isto está entregue á bicharada
Enviar um comentário