segunda-feira, 2 de abril de 2012

Televisão por um “canudo”

A manter-se o calendário previsto, no próximo dia 26 de Abril o Concelho de Mação passa a estar abrangido pela Televisão Digital Terrestre (TDT). Nesta data ficará concluído em todo o país o processo de transferência do sistema analógico para o sistema digital.

A TDT irá trazer vantagens para os consumidores, nomeadamente uma melhor qualidade de imagem e de som. Mas, como não há bela sem senão, existem “bolsas” do território, localizadas nomeadamente no interior, a onde a TDT não chega mediante a simples utilização de um descodificador, como era suposto acontecer (apenas no caso da televisão não paga).

No caso da sua zona não possuir cobertura TDT, os consumidores vão ter de arcar com despesas mais bem mais elevadas, na medida em que, para além do descodificador, terão de adquirir e instalar também uma antena parabólica.

A Portugal Telecom, a quem foi adjudicado o processo de cobertura do país pela TDT, assegura que o sistema montado cobre mais de 90% da população. Mas esta percentagem parece estar longe se der alcançada nalguns locais, como é o caso do concelho de Mação.

Com efeito, fazendo uma pesquisa no Site da TDT da Portugal Telecom, com base no código postal das várias localidades do Concelho, constata-se que existe um número ainda significativo delas com probabilidade reduzida de cobertura TDT. Em números redondos, cerca de 30% da população poderá estar fora dessa cobertura.

Clique na imagem para ampliar

À excepção da freguesia da Ortiga, onde a cobertura é total, todas as demais freguesias se defrontam com problemas, mais ou menos graves, de cobertura.

Esta situação já foi pior porque, inicialmente, nem a própria vila de Mação dispunha de cobertura. Entretanto, uma reclamação feita pela Câmara, terá permitido corrigir a situação. Do mal, o menos.

A ausência de cobertura total irá afectar, sobretudo, os idosos e as pessoas com menores rendimentos, que terão maior dificuldade em adquirir os equipamentos necessário para ultrapassar a situação.

Está previsto um programa de comparticipação a equipamentos TDT, mas não é fácil a estes sectores da população que, por regra, são também os menos informados, fazerem a candidatura.

Daí que a Câmara de Mação, em articulação com as Juntas de Freguesia, poderia e deveria prestar algum apoio neste domínio (esclarecimentos de dúvidas e apoio na formalização dos pedidos de apoio) porque isso permitiria a muitos munícipes poupar umas largas dezenas de euros.

Mais informação sobre a TDT pode ser obtida em:

http://tdt.telecom.pt/


Nota Explicativa

Para determinar quais as localidades do Concelho de Mação que possuem uma probabilidade reduzida de cobertura TDT realizou-se uma pesquisa, com base no código postal de cada localidade, no Site da TDT da Portugal Telecom.

O sistema de pesquisa baseado no código postal é menos preciso que o sistema de coordenadas geográficas, mas permite dar um resultado que se crê fiável (ou a PT não o teria disponibilizado).

Por outro lado, importa ter presente que, numa determinada localidade, poderão existir zonas com cobertura TDT e outras onde ela não exista. Daí termos dado algum “desconto” quando apontámos para a possibilidade de 30% da população do Concelho de Mação não possuir cobertura. Sem esse “desconto”, a percentagem situar-se-ia em cerca de 40%.

A esta percentagem há ainda a descontar os munícipes que já possuem televisão paga e que, pelo facto, não são afectados, independentemente do local onde residam possuir ou não cobertura TDT.

3 comentários:

carlos carias disse...

Não me esqueço que este foi um dos favores do governo Sócrates/PS, ás televisões por cabo, e por aqui me fico.

Anónimo disse...

É este o tipo de problemas que oferece o sistema democrático. Este anterior carlos carias fala, sem sequer saber o mínimo sequer do assunto, e vota sem sequer o mínimo exigível para o acto. Tal como o faz muita gente por ai, diga-se de passagem. Tudo o que diga PS ele lê com o odio e recalcamento, e faz a sua escolha generalizando o que não pode nem deve generalizar.

Aconselho-o a informar um pouco mais sobre a situação, e no mínimo você deveria era interrogar-se sobre a responsabilidade destes autarcas que não se precaveram na altura certa e agora estão com o menino nas mãos e já andam a apontar o dedo a outros.

Como diria o outro: "A democracia é má, mas é o melhor de todos os sistemas!"

luisa pomba disse...

É de lamentar que se esteja a culpabilizar um governo que já nao está em funçoes e que neste caso concreto estao estes autarcas (PSD)
a tratar os munícipes de forma desigual, deixando sem alternativa alguns munícipes sem meios para adquirirem equipamento alternativo muito mais caro. A ser verdade merecerao estes autarcas o poder?