terça-feira, 10 de abril de 2012

Quantos nasceram, quantos morreram

Dados publicados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística) permite-nos ter uma ideia precisa do número de nascimentos e de óbitos que ocorreram anualmente, desde 1996, no Concelho de Mação e em cada uma das suas 8 Freguesias.

Os números estão em linha com aquilo que é a nossa percepção da realidade. Nos últimos 15 anos para os quais existem dados com este nível de desagregação (entre 1996 e 2010), ocorreram no Concelho 2.624 óbitos contra apenas 667 nascimentos, o que se traduz num saldo populacional negativo de quase 2.000 pessoas.

Clique na imagem para ampliar

Fonte: INE

Tal significa que, não considerando outros fluxos migratórios de população, em cada ano o concelho de Mação perde 130 pessoas.

Em 2010 apenas ocorreram 26 nascimentos, o número mais baixo de sempre, com a particularidade de, na Freguesia do Penhascoso, não ter ocorrido nenhum. Mas, no cômputo geral, a freguesia em situação mais crítica é a Amêndoa que, nestes 15 anos registou apenas 27 nascimentos (média de 1,8 por ano).

Ano após ano, é perfeitamente perceptível uma tendência decrescente no número de nascimentos.

Relativamente aos óbitos, existe uma maior estabilidade na evolução (em média morreram 175 pessoas por ano), ainda que com alguns picos de sentido contrário: em 2009 faleceram “apenas” 139 pessoas, enquanto 2001 foi um ano negro, com 206 mortes.


Comentário Final:

Como todos sabemos, e como estes números espelham bem, do ponto de vista populacional a situação do Concelho é crítica.

É impossível inverter a situação de quebra de população que se arrasta há décadas, mas algo poderia e deveria estar a ser tentado no sentido de a minimizar.

Mas como se vê pelos números, essa tentativa não está a ser feita ou, se está, ela não está a ter resultado.

Perante esta dura realidade, competiria ao Executivo Camarário adoptar novas estratégias e novas medidas. Quando os problemas não se resolvem de uma maneira, há que tentar de outra.

Mas, quando se olha para a estratégia do Executivo Camarário para o Concelho, não se vislumbra, ano após ano, qualquer alteração digna de registo.

A sensação que fica é que se baixou os braços e se desistiu de lutar. Apenas se trata dos feridos e se enterram os mortos.

Aos que governaram o Concelho nas últimas 3 décadas e meia sempre em maioria absoluta exigia-se mais.

10 comentários:

Anónimo disse...

É muito interessante ver estes números publicados, pena é que seja tão maus (mas tabmém já amiginávamos que fossem).
Tenho dúvidas é que a Câmara os conhecesse. E se os conhecia é grave que durante estes anos todos não tenha feito nada.

Lady Rose disse...

Estão de parabéns pela informação disponibilizada!

Unknown disse...

Números são números, como diria, no seu melhor, La Palice. Não são bons nem serão animadores, mas o que mais estranho é que, mais uma vez, se diga que tudo vai mal, que não se fez nada nos últimos 35 anos, etc. etc..
Gostaríamos de ver aqui escrito o que se podia ter feito, o que teria feito a Oposição se fosse Poder, o que propôs e não foi aceite e por aí adiante. É que a ajuizar pelas atitudes da Oposição, no nosso concelho, não nos parece que algo de novo e muito menos de melhor aconteça nas próximas décadas.
Não pertenço à classe política nem intervim nas eleições da minha terra natal, mas não resisto a pedir aos dirigentes da Oposição que divulguem, devidamente quantificadas e enquadradas nas disponibilidades financeiras do Município, 3 medidas, apenas 3, para que possamos pensar que teriam feito melhor que os dirigentes que governaram e governam o nosso concelho. Obrigado.
Prof. José Marques Valente

Anónimo disse...

Acho melhor verificarem estes dados porque nem todos estão correctos. No ano de 2010 nasceu um menino em penhascoso. façam o favor de verificar.

Mação 2013 disse...

Boa Noite,

Relativamente ao último comentantário publicado, que refere que nem todos os dados apresentados estarão correctos, apenas poderemos dizer que a fonte dos mesmos é o Instituto Nacional de Estatística.
Blog Mação 2013

Anónimo disse...

Senhor Professor, José Marques Valente, Pabrabéns pelo brilhante comentário. Ainda há pessoas com coragem e dignidade e merecedoras de um grande respeito. Sou militante do PS, mas há que reconhecer que nem tudo é mau o que se tem feito no nosso Concelho. Se recuármos no tempo há 25/30 anos, quantas eram as aldeias que não tinham alcatrão, água e saneamento? Quantas eram as aldeias que não tinham electricidade? Quantas eram as associações sem apoios camarários? Quantas eram as aldeias que não tinham recolha de lixo? Haveria tanto para dizer, mas basta dizer o seguinte: Há coisas que poderiam estar melhor, mas há que ter a ombridade de reconhecer que muito foi feito. É pena que a oposição não entenda que é mais fácil ser opositor do que governar. É pena que em Mação não apareceça um PS com vontade de trabalhar de apresentar propostas e projectos em prol da nossa terra. Penso que esse PS existe! Está é "abafado" por 3 ou 4 que não conseguem viver sem o estatuto de(vereador ou deputado)e que os amigos é que contam não é aqueles que querem trabalhar por Mação, muitos dos quais já o demonstraram no passado, que alguns agora querem ignorar. Este País, sem exceção de Mação, precisa de verdadeiros politicos, Homens com um H grande, que ponham os seus interesses pessoais de lado, que saibam ajudar a construir uma sociedade de trabalho, lealdade, justiça, etc. Estes Senhores, (se é que assim se podem chamar?)só sabem criticar destrutivamente. Deviam pelo menos honrar o PS, partido pelo qual foram eleitos. Este partido é de todos os seus militantes e simpatizantes, não é só dos gestores deste Blogue. Parabéns mais uma vez. Ainda há professores que ensinam aos alunos a matéria com profissionalismo.

Anónimo disse...

Sr. Anónimo,
Deve ser tanto do PS como eu sou paquistanês. Deve pensar que isto é só tolos que aqui andam.
Mas se fosse porque é que não vai a uma reunião do partido dizer o que diz aqui? Sabe porque é que faltam homens com H grande? Por causa de pessoas como o senhor que não têm um pingo de coragem na cara. cobardia, Cobardia e cobardia apenas.

Anónimo disse...

Tu és do PS e eu sou o Pai Natal.

Anónimo disse...

Senhor anónimo

Quem não tem um pingo de coragem na cara é o Senhor e cobardia é algo que não lhe falta. Eu sei que os visitantes e comentadores deste blog não são todos tolos como você, prova disso é a grande lição aqui deixada pelo Senhor Professor valente. Possivelmente, a matéria dada por este Senhor com elevada experiência no ensino, não é para cérebros tão fracos como o seu. Quanto a ir dizer ou não às reuniões do Partido, (está mesmo partido em pedaços), já me deixei dessas palhaçadas. Hoje ando noutras "paragens" com pessoas que sabem opinar, ouvir e essencialmente respeitar...

Anónimo disse...

Pessoas inteligentes são assim. Largam os burros cá da terra e vão opinar para outras paragens. Ficamos contentes com isso porque gostamos sempre que os de Mação sobressaiam por esse país fora...