domingo, 21 de novembro de 2010

Concurso de Pessoal para a Biblioteca Municipal

Na reunião de Câmara do passado dia 10 de Novembro o Executivo Camarário aprovou a abertura de um concurso público de pessoal, para preenchimento de uma vaga de Assistente Técnico na Biblioteca Municipal de Mação.

Os Vereadores do PS votaram contra a abertura deste concurso, tendo apresentado uma declaração de voto, que a seguir se transcreve, com as razões que fundamentaram esta decisão.

Declaração de Voto

Aquando da votação do Mapa de Pessoal para 2010, do qual consta a vaga na Biblioteca Municipal que o Executivo Camarário pretende agora preencher através de concurso público, os Vereadores do PS votaram o mesmo favoravelmente, conforme declaração que a seguir se recupera:

“OS Vereadores do PS votam favoravelmente o Mapa de Pessoal para 2010. Contudo, não podem deixar de sublinhar que começa a tornar-se excessivo o número de funcionário da autarquia.

Com efeito, se ao número de funcionários que constam do referido mapa forem adicionadas cerca de seis dezenas de pessoas a quem a Câmara Municipal paga através de recibo verde, conclui-se que serão mais de 300 pessoas que, na prática, e independentemente de possuírem ou não vínculo com a Autarquia, trabalham para ela.

Em face desta situação, os Vereadores do PS recomendam ao Executivo Camarário que, a partir de agora, adoptem uma política de contratação de pessoal mais conservadora, sob pena dos respectivos gastos, que actualmente já consomem uma fatia elevada do orçamento camarário, se tornarem de tal forma excessivos que coloquem em risco uma adequada política de investimentos.”


Entretanto decorreu praticamente um ano, durante o qual a situação económica e financeira do país se agravou significativamente, ao ponto de já terem sido tomadas algumas medidas de contenção da despesa na administração pública e outras, ainda bem mais drásticas, estão previstas entrarem em vigor no início do próximo ano.

As autarquias não estão fora deste regime de contenção de despesa pública, como se constata pela proposta de Orçamento de Estado já aprovada na generalidade, que aponta para uma redução das transferências para os municípios e para as freguesias de cerca de 8,6%.

Perante os tempos difíceis que se avizinham, é importante que a Câmara de Mação adopte uma política de grande prudência relativamente a tudo o que represente ou venha a representar um aumento de encargos num futuro próximo, nomeadamente ao nível das suas despesas correntes. Em contrapartida, face ao previsível agravamento da crise e ao surgimento de problemas nos segmentos da população mais vulneráveis do ponto de vista económico e social, deveria precaver-se para a necessidade de ter de afectar alguns recursos, na medida das suas possibilidades, no sentido de minimizar esses problemas.

Em face do exposto, e porque entendem também que a vaga que o Executivo Camarário pretende preencher na Biblioteca Municipal não assume no actual contexto uma importância estratégica e prioritária para o acção da autarquia, os Vereadores do PS votam contra a abertura, “neste momento”, do concurso público de recrutamento de pessoal proposto pelo Executivo Camarário, propondo a sua suspensão pelo prazo de um ano, findo o qual se procederia a uma nova avaliação da necessidade do mesmo.

6 comentários:

Anónimo disse...

Quase de certeza que o lugar é para o filho do presidente da Junta da Ortiga.
Ganda lata...

Anónimo disse...

Se for para o filho do João Ferreira então quem manda na câmara não tem vergonha na cara

Anónimo disse...

Estes tipos criticam muito mas às vezes têm razão. Também não concordo com isto de colocar os amigos nos empregos.

Anónimo disse...

Cá para mim a vaga deve ser para um dos Vereadores do PS, que não têm onde cair mortos.

Anónimo disse...

LOLOLOL!
ah os Vereadores do PS não tem onde cair mortos?lolol
Além de serem pessoas formadas tem provas reconhecidas nas suas áreas!

É so aguardarmos pelos resultados deste concurso, e caso se verifique tal premissa, o melhor que o senhor/a deveria fazer é encher-se de vergonha e nunca mais vir fazer posts destes!

Anónimo disse...

Este blog é uma grande Palhaçada. É como o governo que temos.
É só Burros Formados... Cursos a Socrates tirados no fim de semana e Novas Oportunidades... Andamos a Formar burros. Em relação ao concurso. Todos nos sabemos os termitos dos mesmos. Quem tiver mais valor e souber mais do assunto é que entra...