quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Natal em Mação

Penela é um pequeno concelho, com cerca de 6.000 habitantes. Mas no Natal esta pequena vila ganha animação com o já conhecido “Presépio de Penela”.


Trata-se de uma iniciativa que arrasta até ao concelho largos milhares de visitantes. Ainda que a previsão da Autarquia, cerca de 100.000 pessoas, possa ser algo exagerada, é um facto que serão muitos os que, durante o mês de Dezembro e o princípio de Janeiro por lá passarão.

Estes visitantes trarão animação e riqueza a Penela.

Também a Autarquia de Reguengos de Monsaraz aposta na época de Natal para dinamizar o seu concelho. Um programa alargado de iniciativas visam atrair pessoas, e com elas negócio.



Não vale a pena referir Óbidos e a sua “Vila Natal” porque esta iniciativa já está noutra dimensão. Mas podíamos apontar muitas outras Autarquias do país que aproveitam épocas especiais do ano (Natal, Páscoa, Carnaval), ou criam elas próprias iniciativas especiais, para promoverem o seu território.

Olhamos para o que fazem pequenos concelhos como o nosso e não podemos deixar de nos interrogar: porque razão a Câmara de Mação nunca avançou com iniciativas de dimensão, que colocassem Mação “no mapa” e trouxessem até nós uns bons milhares de visitantes?

A razão é só uma: comodismo, falta de ambição e incapacidade para ousar e inovar de quem nos governa há largas décadas.

E, deste modo, vai ficando cada vez mais triste a quadra natalícia em Mação.






1 comentário:

FartaDisto disse...

Não há problema, essas pedras neolíticas estão estrategicamente colocadas...para mostrar aos de fora que ainda vivemos na idade da pedra!!!