terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Concurso de Montras de Natal

Está a decorrer pela 2ª vez o “Concurso de Montras de Natal”, ao qual aderiram 8 estabelecimentos comerciais da Vila de Mação, a saber:

01 – Decopedra – R. Padre António Pereira de Figueiredo


02 – O Fio à Meada – Praça Gago Coutinho


03 – Óptica Ondalux – Lg. Bombeiros Voluntários


04 – Salão Manuela – R. Comandante Manuel Marques


05 – Cabeleireira Lurdes – Lg. Bombeiros Voluntários


06 – Papelaria Eucalipto – R. Padre António Pereira de Figueiredo


07 – Sunflower – R. Padre António Pereira de Figueiredo


08 – Dinamiklider – R. Padre António Pereira de Figueiredo


Os munícipes poderão votar na montra sua preferida na recepção da Câmara Municipal.

Relativamente ao ano passado, baixou o número de estabelecimentos participantes e não existem estabelecimentos fora da Vila de Mação.

A situação espelha bem a indiferença com que os empresários do comércio já encaram as iniciativas camarárias. Alguns até enfeitaram as suas montras, mas preferiram ficar de fora. Por este andar, a iniciativa tem os dias contados.

Esta reacção não surpreende. Os comerciantes sabem que um concurso de montras como este pouco ou nada contribui para o resultado do seu negócio. Quem enfeitou o seu estabelecimento fê-lo mais com o gosto de lhe dar um “toque de Natal”, do que com a expectativa de melhorar as suas receitas.

A situação poderia ser algo diferente se a Câmara apostasse, como devia, numa campanha mais forte e atractiva de apoio ao comércio local. Mas, pelo que se vê, a falta de ideias e de motivação do Executivo Camarário para tal é directamente proporcional à falta de euros na caixa registadora nos nossos comerciantes.

O comércio no Concelho defronta-se com problemas sérios e complexos, que estão longe de se resolverem com campanhas de apoio ao comércio local e, muito menos, com “concursos de montras” desgarrados.

Mas na quadra natalícia e de final do ano, em que o nosso parco consumo ainda assim ganha uma maior expressão, seria interessante que a Câmara fizesse uma aposta mais firme no nosso pequeno comércio.

Quanto mais não seja pelo empenho e trabalho que tiveram a embelezar o seu estabelecimento, os 8 comerciantes que estão a concurso merecem que os munícipes participem na votação. Por isso, vote. E, já agora, compre também alguma coisa.

Sem comentários: