quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Porque hoje é o Dia Internacional da Juventude

De acordo com as Estimativas da População do Instituto Nacional de Estatística (INE), no final de 2009, existiam no concelho de Mação 1.214 jovens (até aos 24 anos), número que corresponde a 17,6% da população total.

Esta percentagem de jovens coloca Mação como o 10º concelho do país com menor percentagem de jovens.

Destes 1.214 jovens, 642 têm idade até 14 anos e os restantes 572 situam-se na faixa dos 15 aos 24 anos. Quanto ao sexo, os homens levam a melhor sobre as mulheres:

- 638 homens (342 até 14 anos e 296 dos 15 aos 24);

- 576 mulheres (300 até 14 anos e 276 dos 15 aos 24).

A baixa percentagem de jovens no concelho coloca em risco o futuro do concelho. E, por isso, deveria merecer da parte da Câmara uma atenção especial.

Atendendo ao ponto de ruptura a que o concelho chegou a nível demográfico, inverter a situação não é nada fácil. Mas mais difícil se torna quando se vão adiando medidas ou aquelas que se tomam são meramente simbólicas e sem capacidade de gerar qualquer impacto positivo. O único efeito que têm é gerar despesa.

Perante esta situação muito complicada, este Dia Internacional da Juventude teria sido o dia indicado, pelo seu simbolismo, para a Câmara anunciar uma verdadeira política da juventude, integrando um conjunto de medidas de apoio aos jovens.

Mas não o fez. E, desta forma, cada vez mais vamos ficando com o futuro do concelho hipotecado.

Saúde-se apenas a comemoração no concelho deste dia dedicado aos jovens. A Happy Centro, uma Associação Juvenil do concelho criada recentemente, é a responsável, com o apoio da Câmara e das Juntas de Freguesias, pela iniciativa que irá decorrer durante todo o dia (e noite) na Praia Fluvial do Carvoeiro.


Curiosidades:

Por contraponto a Mação e a outros concelhos que se debatem com uma acentuada falta de jovens, outros há onde isso não é problema. É o caso, de uma forma geral dos concelhos dos Açores e da Madeira, onde a percentagem de jovens é significativa.
O concelho mais jovem do país é a Ribeira Grande, onde 41,7% dos seus 13.029 habitantes têm até 24 anos. Que inveja!

Mas, mesmo no Continente, há concelhos “jovens”, alguns com uma dimensão semelhante ou inferior à de Mação. São os casos, por exemplo, de Cabeceiras de Basto, Póvoa de Lanhoso, Amares ou Castelo de Paiva, cuja percentagem de jovens ronda os 30%.

Já agora, e para terminar, diga-se que, a nível nacional, a percentagem de jovens com idade até 24 anos se situa nos 26,3%.

2 comentários:

Pedro Fernandes (p.fernandes1979@gmail.com disse...

Acima de tudo felicitações pelo evento. Os jovens do concelho de Mação merecem e agradecem.... Mas, pergunto eu: Onde e em que locais foi feita a sua divulgação? Será que o Sr. Presidente da Junta do Carvoeiro, local onde se situa a praia fluvial, divulgou aos jovens da sua freguesia a realização do mesmo? Será que não faria sentido a sua afixação nos cafés, mini mercados e outros locais de interesse da Freguesia do Carvoeiro?... Só não consigo comprovar se na localidade de Frei João estava divulgado.... mas pela grande afluência de habitantes dessa mesma localidade tudo me leva a querer que o Srº Presidente da Junta de Freguesia do Carvoeiro informou de porta em porta os habitantes.... Relembro que a praia do Carvoeiro é de todos.... Pedro Fernandes, neto de um habitante do Carvoeiro e assíduo frequentador da localidade(p.fernandes1979@gmail.com)

Anónimo disse...

Ja aceitam comentarios, mas que bem...