quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Escolas do 1º ciclo no concelho mantêm-se abertas

Quando o Governo tomou a decisão de encerrar, a partir do ano lectivo que se avizinha, as escolas do 1º Ciclo com menos de 21 alunos, temeu-se que algumas escolas do concelho de Mação viessem a ser abrangidas, dado que, à excepção da escola de Mação, as restantes têm todas menos de 21 alunos.

Soube-se agora, de forma pública, embora o Executivo Camarário já dispusesse anteriormente de informação que apontava nesse sentido, que nenhuma escola do concelho vai encerrar no próximo ano lectivo.

Andou bem o Executivo Camarário que defendeu junto das entidades oficiais, com todos os argumentos que lhe eram possíveis, a manutenção das escolas abertas.

Também o PS/Mação, através dos seus Vereadores, desenvolveu contactos ao nível do PS nacional e da estrutura do Ministério da Educação, no sentido de tentar manter as escolas abertas.


Mas, não há que ter muitas ilusões: mais ano, menos ano, algumas escolas do concelho vão mesmo acabar por encerrar. Os poucos alunos que actualmente já possuem e a sua redução nos próximos anos (a única escola onde se prevê que o número de alunos possa vir a aumentar é a do Carvoeiro), não deixam margem para grandes esperanças.

Importa, por isso, que o Executivo Camarário comece a equacionar atempadamente quais as melhores soluções, nomeadamente ao nível dos equipamentos e do transporte, para que uma futura mudança se faça com o menor transtorno possível para as crianças.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olha-me estes, olha.
Então o Governo quer encerrar escolas para poupar troquinhos e estão todos de acordo (até batem palmas). Agora quando o pretende fazer em Mação... (transcrição):"Andou bem o Executivo Camarário que defendeu junto das entidades oficiais, com todos os argumentos que lhe eram possíveis, a manutenção das escolas abertas.

Também o PS/Mação, através dos seus Vereadores, desenvolveu contactos ao nível do PS nacional e da estrutura do Ministério da Educação, no sentido de tentar manter as escolas abertas."

Pois... pois... pois...