Apraz-nos registar este facto porque, como já referimos por diversas vezes, é importante que as pessoas tenham uma participação cívica e se empenhem na resolução dos problemas do dia-a-dia do concelho.
Por vezes esta participação poderá gerar algum incómodo ao Executivo Camarário, nomeadamente quando as intervenções envolvem críticas à sua actuação. Mas os governantes não podem estar preparado só para ouvir elogios e palmas. Também têm de ter “capacidade de encaixe” para as críticas e os reparos que os munícipes entendam fazer-lhes.
Aos eleitos exige-se, em suma, total disponibilidade para ouvir os munícipes.
Esta elevada participação dos munícipes nas reuniões de Câmara vem dar razão ao PS / Mação e aos seus Vereadores, quando estes defenderam, no sentido de fomentarem essa participação, que as 2 reuniões mensais deviam:
- Realizarem-se em horário mais adequado a quem trabalha (ao final da tarde);
- Serem ambas abertas ao público, ao contrário do que acontece, em que apenas na 2ª é permitida a presença e a participação dos munícipes;
- Serem descentralizadas pelas várias freguesias, no sentido de aproximar os eleitos dos eleitores.
Se o Executivo Camarário tivesse aceite estas sugestões certamente que a participação dos munícipes seria ainda maior.
2 comentários:
Concordo plenamente! Cada vez mais ouvimos o descontentamento das pessoas em relação ao actual executivo camarário e cada vez menos este descontetamento chega lá!
Falam em democracia mas cada vez estamos mais longe desta...
Quem não deve não teme, não sei porque não aceitam tal proposta!!!
Enviar um comentário