A iniciativa irá decorrer na Beira Baixa, deslocando-se Cavaco Silva a vários concelhos da região, entre os quais, na tarde de Sábado, aos nossos vizinhos Oleiros, Sertã e Proença-a-Nova.
O Presidente da República desloca-se em Oleiros à empresa Pinorval (15h30), na Sertã à Palser - Central Termoeléctrica a Biomassa Florestal (16h30) e em Proença-a-Nova ao Centro de Ciência Viva da Floresta (17h30).
Pena que Mação tenha ficado de fora deste roteiro, ao contrário de 3 outros concelhos do Pinhal Interior Sul. É certo que nem todos os concelhos podem ser contemplados numa inciativa desta natureza, mas talvez a ausência de Mação até não surpreenda se tivermos em conta os objectivos que norteiam esta iniciativa do Presidente:
"Mobilizar a capacidade inovadora dos Portugueses é uma das tarefas decisivas para ultrapassar a difícil e preocupante situação económica e social em que Portugal se encontra e combater as persistentes desigualdades territoriais do desenvolvimento.
As comunidades locais podem dar um contributo significativo não só para superar os problemas sociais gerados pela crise económica e financeira, mas também para o aumento da riqueza e para a criação de emprego. De Norte a Sul do País é possível encontrar, a nível local, respostas inovadoras aos desafios colocados pela crise através de iniciativas que merecem ser divulgadas e devidamente acarinhadas e estimuladas.
Trata-se de respostas que poderão assumir-se como exemplos susceptíveis de despertar e mobilizar o potencial de iniciativa e de criação dos portugueses, das suas comunidades locais e das suas organizações.
Num cenário de grande incerteza quanto ao futuro o Presidente da República quer contribuir para que os portugueses ganhem confiança na sua capacidade de vencer as dificuldades e tomem a iniciativa de traçar o seu rumo usando os seus talentos, a sua coragem e a sua imaginação criativa. A melhor maneira de o fazer é mostrar os bons exemplos, é dar a conhecer os casos reais que fizeram o seu caminho e que podem ajudar muitos outros, contrariando a tradicional atitude de resignação."
Esperemos por uma próxima oportunidade, que poderá já não ocorrer neste mandato presidencial, atendendo a que ele se aproxima do fim.
Mas ainda neste mandato ou no próximo, com este Presidente da República ou com outro, o que é importante é que Mação também venha a entrar nos roteiros presidenciais. Mas para que isso aconteça é importante não esquecer que também devemos fazer alguma coisa para merecermos essa visita.
2 comentários:
Se já nem o Presidente da Autarquia está perto quanto mais o Presidente da Republica??? O afastamento está a tocar a todos!!!
Ainda me lembro da visita de Jorge Sampaio a Mação... hoje isso já não é possivel... Se nem o presidente da terra está, como querem cá o presidente do país?
Enviar um comentário