O objectivo da iniciativa seria dar a conhecer aos jovens o funcionamento deste órgão autárquico e, de alguma forma sensibilizá-los para uma maior participação na vida pública.
A Presidente da Mesa da Assembleia Municipal acolheu a ideia com agrado (no que foi secundada pelos restantes membros do órgão), pelo que uma das próximas reuniões poderá vir a realizar-se na Escola Secundária.
Ainda bem que assim acontece. É fundamental aproximar os políticos e a sua actividade das pessoas, sejam elas jovens, de meia-idade ou “menos jovens”.
Esta atitude vai ao encontro, ainda que de forma tímida, da proposta que o PS / Mação apresentou na campanha eleitoral de descentralizar as reuniões da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal.
Já no desempenho do seu cargo, os Vereadores do PS propuseram que as reuniões camarárias se realizassem em horários que permitissem uma maior participação das pessoas. Infelizmente o Executivo Camarário chumbou a proposta, entendendo que não se justificava mudar o horário das 4ª Feiras às 10 horas da manhã.
Mais recentemente, na sequência da cerimónia de entrega das bolsas de estudo, os Vereadores do PS apresentaram uma declaração, da qual se extrai o seguinte excerto:
“Também o facto de uma iniciativa dirigida à população estudantil ter decorrido no edifício dos Paços do Concelho nos merece um reparo. Com efeito, faria todo o sentido que ela tivesse decorrido nas instalações da Escola, convidando / incentivando todos os alunos a assistir porque, se a Câmara Municipal premeia, e bem, o desempenho escolar, esta seria a melhor forma de incentivar os estudantes a aplicarem-se e a superarem-se.”
Fazemos votos que este primeiro sinal de abertura à descentralização possa ter novos desenvolvimentos, e que os autarcas do PSD estejam disponíveis para aceitar outras propostas semelhantes.
E ainda bem que se começa a perceber que as propostas do PS não são descabidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário