Como tal, o número de contadores instalados permite saber, de uma forma bastante segura, quantas novas habitações se construíram ou quantas empresas se instalaram.
Pois bem, em 2009 a Câmara Municipal procedeu à instalação de 91 contadores, a saber:
- Uso doméstico: 85
- Estabelecimentos Industriais / Comerciais: 3
- Cooperativas: 2
- Associações Desportivas e Culturais: 1
Dirão alguns qua a instalação de 85 novos contadores para uso doméstico são um bom sinal de dinamismo. À primeira vista sim, mas o problema são os contadores, porventura em maior número, que todos os anos são desligados, ou se o não são, pelo menos as respectivas casas ficam abandonadas. Porque Mação perde, em termos líquidos, cerca de 150 ou 160 pessoas por ano.
Relativamente à instalação de contadores em estabelecimentos industriais e comerciais o número de contadores instalalados nem permite criar uma primeira ilusão. Um concelho que apenas instala 3 contadores de água em empresas é um concelho com uma reduzida, para não dizer nula, capacidade de gerar novos empreendedores. E quando não surgem novos empreendedores, o futuro não é risonho.
Quando se diz que Mação está sem dinâmica e a definhar, não se está a dizer mal do concelho, nem a revelar desconhecimento do mesmo, como alguns, numa campanha de descredibilização junto da opinião pública, pretende fazer crer. Infelizmente para todos nós, apenas se está a dizer a verdade.
1 comentário:
Mação entrou em desenvolvimento e crescimento com Saldanha Rocha... Actualmente nota-se um afastamento do nosso presidente e estamos a cair... em queda livre!!! Que 2013 chegue depressa e isto mude para alguém interessado em Mação e não em poder politico e imagem!!!
Enviar um comentário